Governo autoriza construção de ponte e realiza sonho da população de Barra do Ouro

O governador Marcelo Miranda assinou nesta quinta-feira, 13, no município de Barra do Ouro, a 467 km de Palmas, a ordem de serviço que formaliza o início da construção da ponte sobre o Rio Tocantins no município, um sonho antigo dos moradores da regi...

A ponte de concreto está localizada na rodovia TO-425 e liga Barra do Ouro a Bielândia, distrito de Araguaína. Com 1.133 metros de extensão, uma das pontes mais extensas do governo Marcelo Miranda, a obra receberá investimento de R$ 128,09 milhões do governo estadual, através de um financiamento junto ao banco italiano MCC – Mediocredito Centrale. A ponte será construída pela empresa italiana Rivoli, cuja diretora Ana di Maio veio especialmente de Roma, para prestigiar o lançamento das obras.

Além dessa ponte em Barra do Ouro, o governo estadual também está construindo outras duas importantes pontes que interligam o Tocantins interna e externamente: a de Xambioá, que liga ao município de São Geraldo do Araguaia (PA), e a ponte que liga Miracema do Tocantins a Palmas.

Segundo o governador Marcelo Miranda, com previsão para ser concluída em um ano, a ponte de Barra do Ouro trará um impulso de desenvolvimento à região, pois representará uma facilidade muito maior ao escoamento da produção agrícola da região, com destaque para a soja, que tem no município de Campos Lindos o quarto maior produtor do país.

“Barra do Ouro, Campos Lindos, Goiatins, Itacajá e todos os demais municípios desta região vão ganhar com essa ponte, porque aqui vão escoar sua produção com muito mais rapidez”, disse. “Isso é a resposta àqueles que dizem que o Estado está retrocedendo”, afirmou o governador, em discurso para mais de mil pessoas que compareceram ao canteiro de obras. Grande parte delas foi ao encontro de Marcelo Miranda com camisetas com os dizeres “Obrigado Marcelo”, para agradecer os benefícios que o governador tem trazido ao Tocantins. Marcelo Miranda lembrou, em seu discurso, o fato de ele ter sido, quando deputado estadual, o autor do projeto de lei para a emancipação política de Barra do Ouro.

Escola Padrão

O povoado de Morro Grande, distrito a 25 km de Barra do Ouro, recebeu do governador a Escola Estadual Brejão, uma escola padrão, com uma área 1.746 m2, oito salas de aulas, além de biblioteca, laboratórios, sala de vídeo, sala de orientação pedagógica, diretoria, cantina, entre outros espaços. Na obra, o governo estadual investiu R$ 1,737 milhão e a escola ainda receberá mobiliários novos, como cadeiras, mesas e equipamentos, além da construção de quadra coberta poliesportiva, que já está licitada.

Em Augustinópolis

O aposentado Orlando Manoel Cavalcante tem 68 anos de idade e mais de 50 deles foram dedicados à agricultura. Pai de doze filhos, há oito anos passou a enxergar com dificuldade. No entanto, nunca teve condições financeiras de comprar um óculos de grau, para melhorar sua visão. Na manhã desta quinta-feira, 13, em Augustinópolis, a 605 km de Palmas, Orlando recebeu das mãos do governador Marcelo Miranda o seu óculos de grau, por ele ter comparecido e manifestado sua necessidade na 32ª edição do programa ‘Governo mais perto de você’, que aconteceu naquele município, de 15 a 22 de abril, e contemplou 15 municípios da região do Bico do Papagaio.

O governador Marcelo Miranda fez questão de participar da entrega dos óculos de grau para os 3.905, destinados a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e adultos acima de 45 anos de idade. “Não me furtaria de entregar um óculos de grau, um CPF, uma certidão de nascimento a quem precisa. Nós não doamos óculos de sol para o povo ir à praia. O governo entregou óculos de grau prescritos pelos médicos para o povo enxergar, nosso objetivo foi resgatar a dignidade da população”, disse o governador para uma multidão de cerca de três mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

“Quando fizemos a entrega dos óculos, não perguntamos à população se ela votou ou não. Perguntamos ao povo qual é a necessidade dele”, afirmou. “Quantos não morreram sem condições de ter um óculos ou um documento. Se pudesse, faria tudo de novo, porque fiz pensando no bem da população”, discursou Marcelo Miranda.

Os óculos de grau entregues beneficiam os moradores dos municípios de Augustinópolis, Araguatins, Axixá do Tocantins, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia, Praia Norte, Sampaio, São Bento, São Miguel, São Sebastião e Sítio Novo.

Entrega de apostilas

Durante a cerimônia, foram entregues também apostilas para os alunos beneficiados pelo Projeto Escola da Juventude. A estudante Joizana Valentim de Almeida, de 23 anos, foi uma das beneficiadas com as apostilas de “Cidadania e Direitos Humanos”, “Inclusão Digital” e “Planilhas Eletrônicas”. “Para mim é importante esse curso, porque estou terminando o Ensino Médio e para ingressar numa carreira, a informática é fundamental”, disse.

 

Comentários (0)