Governo federal cancela mais de 3 mil benefícios do Bolsa Família no TO

...

Um relatório divulgado na manhã desta segunda, 23, do ministério de desenvolvimento social e combate á fome - MDS, aponta que o governo federal cancelou cerca de 3337 benefícios do bolsa família  no Tocantins.Ao todo, no Estado são 4760 famílas monitoradas.O cancelamento se deve ao fato das famílias estarem fora do perfil do programa ou  não terem atualizado o cadastro até 31 de dezembro de 2008, prazo imite estabelecido pelo ministério.

Entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009 foram cancelados em todo o Brasil cerca de 400 mil benefícios de famílias.Dentro do critério de seleção, uma nova família é incluída no programa. Este mês já foram selecionadas 208 mil famílias.O maior impasse para o programa é a declaração de renda.

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania analisa o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e compara com a do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).Para receber o Bolsa família a renda mensal exigida é de até R$ 120,00. A medida adotada pelo MDS tem por finalidade aperfeiçoar o controle do programa e destinar o Bolsa Família apenas a quem precisa.

 Entre 2004 e 2008, o Ministério cancelou mais de 2,6 milhões de benefícios do Bolsa Família por diversos motivos, seja porque a família melhorou a sua renda e ultrapassou o critério do programa ou porque não cumpriu as condicionalidades nas áreas de educação e saúde por cinco períodos consecutivos, entre outros.

(Com dados e informações do ministério de desenvolvimento econômico)

 

Comentários (0)