Governo retoma administração do HGP nesta terça: hospital privado deve ser comprado e transformado em unidade de emergência

O secretário de Saúde, Nicolau Esteves, informou ao Site Roberta Tum que o governo vai retomar a administração do HGP, até então sob gerencia da Pró-Saúde. Segundo o secretário, será iniciada uma parceria entre a OS e o Estado com objetivo de desafog...

A gerencia do Hospital Geral de Palmas- HGP não vai ficar exclusivamente por conta da Pró-saúde, já que a partir desta terça-feira, 20, o Estado vai assumir, em parceria com a organização social, a administração da unidade. A informação foi passada ao Site Roberta Tum pelo secretário da Saúde, Nicolau Esteves.

“Já comuniquei ao presidente da Pró-saúde nossa decisão, sentei com o diretor do HGP, com o governador e com o secretário Eduardo e a ideia não veio de mim, veio deles. A população está insatisfeita, os funcionários estão insatisfeitos, por isso vamos tentar mudar este quadro e focar numa parceria para melhorar a situação”, afirmou o secretário.

Quebra de contrato

Questionado sobre uma possível quebra de contrato com a OS, o secretário afirmou que as “mudanças não podem ser bruscas” e que neste momento não há essa possibilidade. “As coisas tem que acontecer paulatinamente, nós não podemos fazer as coisas desta forma, por isso vamos trabalhar em parceria. Vamos entrar em uma fase de transição. Se é com OS ou sem OS não importa, as coisas tem é que melhorar”, afirmou.

Aquisição de hospital

De acordo com o secretário e com o que foi informado em editorial de hoje, o governo está estudando a compra de um hospital privado para criação de uma unidade de urgência e emergência. “É fato que no HGP há superlotação então necessitamos de outra unidade que seja alugada ou comprada e a Uniclinicas atenderia bem a essa necessidade. Com o pronto socorro que atenda a população, o HGP ficaria apenas com os casos de complexidade o que seria uma saída. Mas vale lembrar que esse problema só será resolvido em definitivo com a finalização das obras do hospital, que só vai acontecer a longo prazo”, destacou.

Ao Jornal do Tocantins, o secretário das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira, confirmou que esteve por duas vezes na Uniclínicas, localizada na 401 Sul, visitando o prédio e em reunião com os proprietários para negociar a compra do imóvel. Segundo as informações, foram mantidos contatos com várias entidades privadas, mas o governo acabou chegando à conclusão de que a Uniclínicas seria o local mais ideal, motivado pela manifestação de interesse dos proprietários e devido à estrutura do prédio. (Com informações do JTO)

Comentários (0)