Gravidez precoce é tema de doc debate

...

Na próxima quinta, 30, a partir das 19 hs acontece mais uma edição do DOC Debate realizado pela Fundação Universidade do Tocantins no auditório da instituição. O tema debatido será gravidez na adolescência através do documentário “Meninas”, de Sandra Werneck.

 

A sexóloga Sâmia Ponciano, estudante de direito mediará o debate. O filme foca na história de quatro meninas do Rio de Janeiro que enfrentaram o desafio de ter e educar um filho ainda na adolescência. As quatro histórias retratam os problemas sociais que envolvem a gravidez precoce, inclusive o tráfico de drogas.

 

O Doc Debate apresenta documentários sobre diferentes temas da esfera social e estimula a discussão do enredo dos filmes para os participantes. O Blog da Tum conversou com a ginecologista Ana Maria Ribeiro que há oito anos atua em Palmas. Ana Maria diz que “a gravidez precoce acontece ainda pela falta de informação sobre os métodos contraceptivos, a escola têm intensificado seu papel social de trabalhar esta temática, mas muitas vezes as adolescentes ficam grávidas antes de saberem disto”, diz a especialista.

 

Ana Maria relata um caso atual em que a adolescente engravidou na primeira vez.”Alguns tabus precisam ser quebrados, a informação tem que ser trabalhada na escola e também em casa”, acrescenta a ginecologista. De acordo com dados do Sistema Ùnico de Saúde (SUS) o número de partos em jovens de 10 a 19 anos têm caído 26,7% nos últimos dez anos.

 

 

 (Com informações da Assessoria da UNITINS)

 

 

Comentários (0)