Grevistas suspendem matrículas do Sisu no IFTO: reitoria busca alternativas para garantir direito dos calouros

A greve dos servidores do IFTO provocou a suspensão das matrículas dos calouros do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Agora a reitoria da instituição tenta junto ao Ministério da Educação (MEC) a prorrogação do prazo, que termina na próxima segunda...

A greve nas instituições de ensino superior em todo o Brasil provocou a suspensão das matrículas para os calouros do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), no campus de Palmas do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFTO). O prazo para as matrículas termina na segunda-feira, 9.

De acordo com a assessoria do IFTO, o reitor da instituição Francisco Nairton do Nascimento, solicitou junto ao Ministério da Educação (MEC), a alteração no calendário de matrículas e busca formas alternativas para garantir a inscrição dos calouros.

Uma alternativa que está sendo estudada pelo Instituto Federal é o envio da matricula por e-mail e a confirmação presencial dos candidatos após o término da greve.

Vagas

O Instituto Federal do Tocantins ofereceu 130 vagas pelo Sisu e teve 4.418 inscritos para os cursos de Agronegócio, Engenharia Civil, Gestão Pública, Sistemas Elétricos, Sistemas para Intranet, Computação e Logística. Até a manhã desta sexta-feira, 6, apenas o campus de Porto Nacional mantinha as matrículas abertas.

Reivindicação

Os servidores das instituições federais de educação estão em greve reivindicando melhorias salariais e reestruturação do Plano de Cargos e carreira dos servidores. No IFTO, os servidores estão em greve desde o dia 18 de junho.

De acordo com Igor Fernando Lira, do comando de greve dos servidores do IFTO, “até agora, o governo não acenou com nenhuma proposta de negociação, por isso nosso movimento continua por tempo indeterminado”, garantiu.

Comentários (0)