Guardas Metropolitanos participam de curso tático especial

Cerca de 36 guardas metropolitanos, 2 soldados da Polícia Militar e um servidor da Secretaria de Segurança Pública do Estado participam durante três dias de treinamento de Progressão Tática de Alto Risco ministrado pelo Centro Avançado em Técnicas de...

O Quartel da Guarda Metropolitana de Palmas foi montado um cenário especial para três dias de treinamento, ministrado pelo Centro Avançado em Técnicas de Imobilização – CATI. Participam do curso de Progressão Tática de Alto Risco 36 guardas metropolitanos 02 soldados da Polícia Militar e um servidor da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Com duração de três dias, este é o segundo módulo de cinco que busca o aprimoramento de novas técnicas de atuação a serem colocadas em prática no dia a dia dos Guardas Metropolitanos da Capital. O treinamento iniciou na manhã de hoje, 8, das 8 às 12h e das 14 às 18h, e encerra neste sábado. Segundo o Tenente Coronel Antônio Joaquim Benvindo com essas capacitações a corporação terá condições de agir preventivamente e, ou, represivamente nas situações de risco.

O curso irá aumentar o nível de eficácia das ações policiais, racionalizar a aplicação de recursos humanos e materiais para o desempenho da missão, promovendo condições operacionais de pronta resposta com firmeza e competência, reduzindo riscos institucionais (pessoais e sociais) aplicando o uso seletivo da força.

Além de preparar o agente de segurança para reagir a altura em situação de stress, situação de confronto ou eminência de confronto em área de alto risco, atuando de maneira eficaz na preservação da vida e do patrimônio, respondendo a altura da legalidade a ameaça imposta pelos delinqüentes.

Na oportunidade haverá simulações de adentramento em áreas de risco com reféns, derrubada de esconderijos, imobilizações, resgates, gerenciamento de crises e outras situações. “Tudo para garantir a integridade física da vítima e do agressor, aumentando assim as chances de sucesso na solução de eventos críticos”, frisou Benvindo.

Sobre o CATI

O Centro Avançado em Técnicas de Imobilização – CATI é uma das únicas empresas no mundo que realiza treinamentos corpo-a-corpo com agentes de segurança, onde a eficácia de suas técnicas é comprovada a cada dia nos diversos departamentos de polícia no Brasil, Estados Unidos e Europa. Empresa cujas preocupações e motivações são a preservação da vida, o respeito aos direitos humanos, o trabalho em equipe e a eficácia na manutenção da ordem pública sem a utilização da força bruta.

Preocupações estas que vão ao encontro dos anseios da Guarda Metropolitana, sobretudo no que diz respeito a sua política de qualificação profissional, que busca sempre a excelência nos serviços prestados a sociedade. (com informações da Ascom PM)

Comentários (0)