Gurupi realiza 3ª Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social, juntamente com a Prefeitura Municipal de Gurupi e a sociedade civil realizarão um encontro para discutir as diretrizes de aperfeiçoamento do Sistema Único Social (Suas). O encontro acontece nos dias 03 e 04...

A abertura oficial da Conferência acontecerá no dia 03/07 às 19h30. No dia 04 à partir das 8h haverá palestras sobre Sistema Único de Assistência Social (Suas), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Participação e Controle Social no âmbito da Assistência Social. No período da tarde os participantes serão divididos em grupos para discutir sobre sub-temas e às 16h haverá a eleição dos delegados do CMAS.

Durante a Conferência serão discutidas as diretrizes de trabalho dos projetos Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Centro de Convivência do Idoso, Centro de Integração da Mulher, Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Segundo informações da Secretária de Desenvolvimento Social de Gurupi, Paulina Abdalla, durante a Conferência ocorrerá à implementação do Plano Decenal da Assistência Social. O Plano é um documento desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com governos estaduais, municipais e sociedade civil que contem uma série de iniciativas com o objetivo de aumentar em 2,5 vezes o número de famílias com cobertura de serviços sócio-assistenciais, até o ano de 2015.

Sobre o Suas e CMAS

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um novo modelo de gestão, criada pelo MDS, para tornar mais participativo e descentralizados os serviços, programas, projetos e benefícios gerados pelas políticas públicas de assistência social, como forma de normatizar os padrões de qualidade e de serviços sócio-assistenciais.

A gestão do Suas é realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), um órgão composto por membros da sociedade civil, que tem como função deliberar sobre a criação do Plano Municipal de Assistência Social e fiscalizar a utilização dos recursos do Fundo Municipal destinado as ações do Plano. (Com informações da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Gurupi)

 

Comentários (0)