Há mais de ano, moradores da zona rural de Ponte Alta aguardam finalização de obras do Luz para Todos: Comitê Gestor vai averiguar

A instalação da rede elétrica aos moradores da região do Palmeira e Jataí,em Ponte Alta do Tocantins, segundo informou um morador, está parada desde março do ano passado. De acordo com as informações, a comunidade já comprou eletrodomésticos que estã...

O morador de Ponte Alta, Clinévio Dias Pimenta, informou ao Site Roberta Tum que os serviços para a implantação da rede elétrica na região do Palmeira e Jataí estão parados desde março de 2011. A implantação que faz parte do programa do Governo Federal Luz Para Todos, segundo as informações, tinha a previsão de conclusão em maio do mesmo ano, mas conforme informou Pimenta, a empresa contratada pela Companhia de Energia Elétrica do Tocantins - Celtins abandonou a obra em meados de março.

“Todas as famílias da região ficaram na expectativa da energia elétrica, compramos geladeira, televisão, bomba d’agua e nada da energia chegar às nossas casas”, desabafou o morador ao informar que cerca de 30 famílias aguardam a conclusão da instalação que vai proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores.

Na oportunidade, Pimenta informou que a Empresa Teofilândia, que era terceirizada, não dava condições de trabalho aos funcionários. “Os funcionários ficavam instalados em uma fazenda próxima a minha e faltava alimentação, as máquinas ficavam sem combustível e a empresa nada fazia”, destacou ao informar que os funcionários deixaram as obras no fim de março e não voltaram mais. “Até o escritório da empresa que funcionava na cidade, foi desativado”, ressaltou.

Prejuízos

Com a paralisação dos trabalhos, as obras ficaram inacabadas e segundo informou Pimenta, além dos prejuízos no que diz respeito à melhoria na qualidade de vida, alguns buracos ficaram abertos para a colocação de postes que não foram instalados o que tem feito com que o gado caia. “É um verdadeiro descaso com a população que além de não ter energia ainda tem prejuízos. O gado tem caído dentro dos buracos, quebre pata o que levando o animal a morte”, destacou.

Ação coletiva

Após mais de um ano de paralisação, os moradores estão se reunindo para protocolar uma ação coletiva no Ministério Público do Estado – MPE. “Estamos cansados de aguardar e agora a Celtins nos informou que as obras só vão ser concluídas em 2014”, ressaltou o morador.

Comitê Gestor vai averiguar e Celtins diz que tomou providências

Diante da situação na região, a equipe do Site Roberta Tum entrou em contato com o coordenador do Comitê Gestor do programa no Estado, Antônio Vilarino de Sousa, que informou que tem feito um apanhado para identificar as obras paradas e dar agilidade na conclusão das mesmas.

Quanto ao problema de Ponte Alta, Sousa informou que deve fazer uma visita para averiguar a real situação. “É muito importante que os moradores denunciem para que o Comitê tenha condições de averiguar e tomar as providências cabíveis. Vamos fazer uma visita ao local e conhecer a situação para agilizar a resolução do problema”, informou.

Já a Celtins informou que tem conhecimento da situação da obra e que já há outra empresa trabalhando na região.

Comentários (0)