Hallum garante que dentro de 30 dias Tocantins será reintegrado ao programa Luz para todos: "já está tudo acertado", destaca

Em entrevista ao Site Roberta Tum nesta terça-feira, 6, o deputado federal Cesar Hallum estimou que dentro de 30 dias o Tocantins será reintegrado ao programa "Luz para todos" do Governo Federal. Desde a publicação do decreto 7.520 de 2011,...

Em visita a Assembléia Legislativa, para participar da entrega do título de cidadão tocantinense ao ex - vice-governador Paulo Sidney, nesta terça-feira, 6, o deputado Cesar Hallum (PSD)em entrevista ao Site Roberta Tum estimou que em 30 dias o Tocantins deve ser reintegrado ao “Programa Luz para Todos”.

Após a Celtins ter sido retirada do programa, o deputado Hallum que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis, informou que em contato com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, solicitou a reavaliação do documento e a reinclusão do Estado no programa.

“ Já está tudo acertado no Ministério de Minas e Energia para que após a publicação de uma resolução, o Tocantins será reintegrado, uma vez que o decreto excluindo a Celtins do programa de universalização até 2014 já foi publicado”, afirmou o deputado.

Embasamento

Ainda segundo Hallum, a retirada do Tocantins do programa foi embasada em pesquisa realizada pelo IBGE demonstrando que com o último contrato da Celtins com a Eletrobrás o Estado já estaria com 100% dos pontos atendidos. Para atingir esse patamar o deputado explicou que serão necessários concluir mais 20 mil cadastros e ainda alcançar mais outros 10 mil pontos.

Consequência

Caso o Tocantins fique fora do programa a conseqüência seria no bolso do consumidor que teria que pagar uma conta 6,2% mais cara. Segundo o deputado, o aumento na tarifa de energia elétrica passaria para 3,3%, caso os recursos para a Universalização Rural fossem arcados pela empresa além de 2,9 % que cada consumidor já destina para o fundo que financia o programa.

“Diante do compromisso do ministro Edison Lobão em sanar a questão, mais uma vez nos sentimos cumpridores do dever para com a sociedade tocantinense”, ressaltou o deputado.

Comentários (0)