Hallun lidera parlamentares em viagem à Europa

Comitiva liderada por deputado tocantinense, presidente da Unale, parte amanhã, terça-feira, 14 para cumprir agenda na França e na Bélgica, com o objetivo de discutir leis que beneficiem interesses comuns dos países, como já acontece na Europa...

Na próxima terça-feira, 14, o presidente da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), deputado César Halum, viaja para a Europa chefiando uma comitiva de 13 deputados estaduais que irão manter contato com integrantes do Parlamento Europeu. A comitiva visitará as cidades de Paris, na França, Bruxelas, na Bélgica, Luxemburgo (Luxemburgo) e Estrasburgo, também na França, de onde retorna para o Brasil na quinta-feira, 23. Eles serão recebidos pela Delegação para Relações com os Países do Mercosul.

Segundo César Halum, a viagem faz parte de um intercâmbio entre os países sul americanos e a Europa para a troca de informações e experiência legislativa. Ele explica que há uma mobilização para a criação do Parlasul, entidade que reunirá os representantes dos legislativos dos países que compõem o Mercosul e que terá como objetivo criar leis que beneficiem esses países em comum, assim como acontece na Europa, com o Parlamento Europeu.

O deputado cita como exemplo a construção de viadutos nas rodovias federais. Segundo ele, motoristas de carretas que trafegam entre os países da América do Sul encontram dificuldades com a passagem por viadutos. Halum explica que o padrão de altura mínima na Argentina, por exemplo, é menor que no Brasil causando transtorno para fretes de produtos em exportação. “É preciso facilitar o tráfego de carretas que trafegam entre os países da América do Sul para não haver prejuízo no escoamento de produtos industrializados exportados”, disse Halum.

Os deputados que compõem a comitiva representam os estados do Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba, Acre, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina , Minas Gerais e Tocantins. Além de César Halum, que vai como presidente da Unale, irão também o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Carlos Henrique Gaguim e o deputado Paulo Roberto.

Comentários (0)