O deputado estadual César Halum (PPS) já está com documentação pronta para solicitar a criação da CPI da Terra com intuito de apurar a distribuição de terras e áreas no Estado, mas aguarda que a senadora Kátia Abreu (DEM) apresente as provas da denúncia com relação aos indícios de irregularidade no Instituto de Terras do Tocantins - Itertins.
“O regimento da Casa só me permite apurar se houver provas ou indícios de irregularidades”, explicou Halum. A senadora apontou as denúncias apenas verbalmente, mas não acionou ainda o Ministério Público para investigar o assunto.
Halum reforça que a CPI precisa ter um foco de investigação definido. “Uma CPI tem que ter especificado acerca de qual irregularidade vamos apurar”, explicou.
CPI do Tomate
O deputado Osíres Damaso (DEM) desafiou o deputado a propor na Casa a criação da CPI do Tomate. Segundo o parlamentar o intuito é investigar se houve desvio de verbas na implantação de uma indústria de produção de polpa de tomate. Damaso diz que Halum estava envolvido no impasse na época da instalação.
O financiamento para empresa foi feita através do Prodivino. Para receber o financiamento foi necessário a criação de uma cooperativa.
Comentários (0)