Halum deixa presidência da Unale e assume Conselho Fiscal da UPM

Durante a Conferência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), que começou nesta quarta-feira, e vai até o dia 29, em Belém (PA), o deputado César Halum (DEM) deixa a presidência da Unale e assume a presidência do Conselho Fiscal da Uniã...

A conferência realizada pela Unale, em parceria com a Assembléia Legislativa do Pará, governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém, reunirá parlamentares de todo país para discutir a questão da Saúde Pública no Brasil. Já estão confirmadas as presenças do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do ex-ministro da Saúde, José Serra, entre outras autoridades e especialistas no assunto.

“O tema foi escolhido com base em uma pesquisa realizada entre as 27 casas legislativas estaduais e distrital. As reformas, tributária e política e o pacto federativo já foram discutidos nas últimas conferências realizadas pela Unale. A saúde é um debate inédito e os deputados estaduais podem contribuir muito levando sugestões para melhorar a saúde pública do país”, disse Halum.

A expectativa da entidade é de reunir cerca de 600 parlamentares estaduais somando mais de mil participantes entre especialistas da área e pessoas afinadas com o tema. A conferência também receberá uma delegação internacional com objetivo de trocar experiências. “Belém do Pará é o portal da Amazônia. O mundo todo quer conhecer essa maravilha de cidade que tem toda a capacidade e infra-estrutura para receber um evento desse porte”, afirmou o presidente.

Unale
Criada em 30 de maio de 1996, a Unale é uma entidade apartidária que congrega as 26 casas legislativas estaduais mais a Câmara Legislativa do Distrito Federal, reunindo 863 filiados do total de 1.059 deputados estaduais. “A principal missão da Unale é resgatar o poder de legislar das Assembléias Legislativas que ficou reduzido com a aprovação da Constituição de 1988. Muitas de nossas prerrogativas foram para a Câmara Federal”, explicou Halum.

A conferência anual é o maior evento organizado pela entidade que visa mobilizar os parlamentares estaduais para o debate de diversos temas relevantes no cenário da política nacional. A manifestação das posições dos parlamentares estaduais é divulgada através de uma carta que é elaborada no final do evento e encaminhada para todas as autoridades nacionais.

A 12ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais (CNLE) foi realizada na Assembléia Legislativa do Ceará (ALECE), em maio do ano passado, e reuniu 1.176 pessoas. Além de parlamentares estaduais, o evento contou com a participação de dez entidades ligadas ao legislativo e uma delegação internacional. A conferência debateu temas como reforma tributária e política, ética, entre outros.

Comentários (0)