Hospitais estão preparados para atender ocorrências de carnaval

Para que a assistência médica às ocorrências deste feriado o Hospital Geral de Palmas - HGP funcionará normalmente. O Hospital Regional de Araguaína ? HRA já trabalha com uma rotina que o possibilita prestar os atendimentos necessários aos usuários q...

O HGP- Hospital Geral de Palmas funcionará normalmente neste período de carnaval. As equipes de plantão e as especialidades médicas de sobreaviso que atuam no PS - Pronto Socorro estão preparadas para o atendimento de emergência, sobretudo aos pacientes provenientes de acidentes no trânsito e de violência urbana, ocorrências comuns nesta época.

Para que a assistência médica às ocorrências seja disponibilizada com o máximo de agilidade, inclusive com leitos de internação e salas cirurgias preparadas para atender a demanda, as diretorias Médica, Técnica e Geral resolveram, como fazem durante o carnaval - já que essas medidas são parte de um protocolo permanente de atendimento, suspender provisoriamente a realização das cirurgias eletivas (cirurgias previamente agendadas), que ficarão paralisadas até a próxima quinta-feira, 18.

O diretor geral do HGP, médico Paulo Faria, alerta as pessoas que precisarem de atendimento na instituição, que o faça apenas se o caso for realmente de emergência, para que o PS não seja sobrecarregado com casos que possam ser solucionados nas unidades de Pronto Atendimento. “Gostaríamos de pedir a colaboração da população no sentido de procurarem o HGP ou encaminhados pela rede pública municipal, ou por equipes de resgate, para que o nosso Pronto Socorro fique o menos congestionado possível, para assim prestarmos um atendimento com a qualidade e agilidade necessárias, a quem procurar nossa instituição neste período”.

HRA e HDT

Em Araguaína, os hospitais ligados à Secretaria de Estado da Saúde – SESAU adotaram medidas específicas para os dias de folia. O Hospital Regional de Araguaína – HRA, por ser de alta complexidade, já trabalha com uma rotina que o possibilita prestar os atendimentos necessários aos usuários que chegam ao pronto socorro, mesmo em períodos específicos como o carnaval.

Referência quando se trata de prevenção e tratamento de doenças transmissíveis, o Hospital de Doenças Tropicais – HDT, nesse período que antecede o carnaval, intensificou o trabalho de prevenção contra as DST/HIV/Aids no Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA. Um trabalho baseado em orientações e divulgação sobre as práticas de sexo seguro, com o apoio da imprensa local.

A previsão é que nesse período o serviço distribua gratuitamente 7.200 unidades de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante íntimo, além de material educativo. O resultado da divulgação realizada pelo CTA já tem contabilizado resultados positivos. “Houve um aumento de 10% na procura espontânea pelo teste do HIV, talvez pela preocupação das pessoas em conhecer sua condição sorológica antes de brincar o carnaval”, avalia a enfermeira Zilene Silva, gerente do CTA.

A enfermeira informou ainda que a instituição atendeu a solicitações de doações de preservativos, feitas por professores de escolas da rede pública de ensino e faculdades locais, que iriam realizar atividades educativas para seus alunos. (Com informações Ascom Sesau)

Comentários (0)