Hospital de Gurupi pode ficar sem atendimento de médico nefrologista: diretor informa que outro profissional deve ser contratado

Hospital Regional Público de Gurupi-HRPG tem apenas um médico nefrologista que atende durante 15 dias por mês. Segundo informações obtidas pelo Site Roberta Tum, emjulho, o profissional vai entrar de férias e a unidade deve ficar sem o serviço. Procu...

Segundo informações obtidas pelo Site Roberta Tum, no Hospital Regional Público de Gurupi-HRPG falta médico nefrologista. De acordo com o que foi informado, o hospital conta apenas com um profissional que atende apenas 15 dias por mês. Os outros 15 dias, segundo o que foi informado, a unidade fica sem especialista na área. Além disso, segundo um morador que preferiu não se identificar, a preocupação é maior porque os usuários já foram informados que o único médico vai entrar de férias e hospital deve ficar desassistido na especialidade por 45 dias.

A equipe do Site RT ouviu o diretor geral do HRPG, Valdemir Girato, que confirmou as informações e explicou que há dez anos o hospital trabalha com apenas um médico especializado em nefrologia. “Trabalhamos com um médico nefrologista que é contratado e sua carga horária é de 40 horas mensais. Nesse caso a escala inicia no dia 1° e se encerra no dia 15. Há dez anos funciona assim, não é falta de médico e sim procedimentos que já existiam no hospital”, informou.

Sem problemas

Girato informou ainda que nunca houve problemas ou surgimento de algum caso que tenha ficado sem atendimento. Ainda segundo o diretor, nos 15 dias em que o médico não faz o atendimento os pacientes são encaminhados ao Hospital Geral de Palmas-HGP. “Nunca houve relato de pessoas que deixaram de ser atendidas por falta de um médico nefrologista. Nos quinze dias em que esse especialista não atende aqui encaminhamos os pacientes ao HGP que é referência”, afirmou.

O diretor destacou também que está em fase de contratação de outro nefrologista, mas que essa é uma especialidade difícil e por isso tem encontrado muitas dificuldades. Sobre as férias do profissional que atende na unidade, Girato informou que estão previstas para julho, mas que as providências da substituição já estão sendo tomadas. (Thaise Marques)

Comentários (0)