Impacto da ferrovia no Parque Industrial de Gurupi é tema de reunião

Uma nova reunião de trabalho em Gurupi discutiu o futuro do Parque Agroindustrial de Gurupi -Paig, com a chegada da Ferrovia Norte-Sul e as influencias que a obra trará à economia de toda a região Sul. A proposta é que sejam criadas estratégias para ...

A reunião é fruto de um requerimento da deputada estadual Josi Nunes (PMDB) que solicitou à Secretaria de Indústria e Comércio do Estado e também à Valec, a realização de estudos com o objetivo de que os empreendimentos da Ferrovia Norte-Sul em Gurupi possam auxiliar no desenvolvimento do Paig.

O Parque Agroindustrial de Gurupi foi implantando no há 20 anos no município. O grupo de indústrias e empresas instaladas no distrito gera 6 mil empregos diretos, exporta produtos para 42 países e se constitui como o maior pólo arrecadador de ICMS do Estado. Mesmo com essa influência econômica o Paig encontra poucos incentivos públicos, principalmente em infra-estrutura para o desenvolvimento das empresas.

Com a construção do trecho da Ferrovia Norte Sul, os empresários locais temem que a chegada de novas empresas que conseqüentemente se instalarão nos arredores do anel viário agrave situação do Paig. A iniciativa da deputada Josi Nunes é para que essa situação seja invertida. “Nosso objetivo é que seja elaborado um documento assinado por todos os presentes com a proposta oficial que será entregue à Valec como colaboração para que Gurupi e a região sejam contempladas ao máximo com os benefícios da Ferrovia”, disse a deputada.

As instituições presentes decidiram que o Departamento Nacional de Transito – Dnit e a Valec trabalharão em parceria na delimitação de estratégias, para que a ferrovia beneficie o Paig. Uma das propostas é para que os produtos consumidos durantes as obras sejam fornecidos pelas indústrias do Parque. Também foi definido que as instituições de qualificação profissional buscarão meios de capacitar a mão de obra para as novas oportunidades de emprego que irão surgir.

A reunião aconteceu na ultima terça-feira, 14, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Gurupi. Participaram do encontro os representantes da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, da Valec, da Associação Comercial e Industrial de Gurupi – Acig, da Câmara de Dirigentes Logistas - CDL, da Associação das Empresas do Parque Agroindustrial de Gurupi – Acepaig, deputados estaduais, federais, vereadores, representantes da prefeitura municipal e demais entidades ligadas ao setor.

Ferrovia Norte Sul

O trecho da Ferrovia Norte Sul que está sendo discutido ligará a cidade de Fátima a Alvorada, cada uma delas localizadas a cerca de 100 km de Gurupi. As obras serão iniciadas até o final do ano pela construtora Andrades Gutierrez. A construção de cada trecho da Ferrovia gera cerca de 2000 mil empregos diretos e o valor estimado de 1 km chega a 6 milhões de reais, nessa etapa serão concluídos 216 km de obra.

O secretário estadual de Indústria e Comércio, Eudoro Pedrosa, já conseguiu junto à construtora a transferência da fábrica de dormentes (base de concreto instalada embaixo dos trilhos), atualmente localizada no Maranhão, para o município de Gurupi. Por questões logísticas a fábrica não poderá ser instalada no Paig, mas seu funcionamento gerará cerca de 400 empregos diretos que beneficiarão diretamente os profissionais da cidade.(Com informações da Assessoria de Comunicação da deputada)

Comentários (0)