Impugnações de Sandoval e Eli abrem judicialização das Indiretas na Assembléia

Pedido do PV questiona prazo de filiação de Sandoval ao SDD e PMDB questiona candidatura de Eli Borges pelo mesmo motivo. Parecer de Ayres Britto escora Sandoval. negativa da Mesa deve gerar ações

Lelis pede impugnação de Sandoval Cardoso
Descrição: Lelis pede impugnação de Sandoval Cardoso Crédito: Divulgação

Está protocolado desde ontem às 20 hs, junto à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, o pedido de impugnação da candidatura do deputado Sandoval Cardoso(SDD), feito pelo PV, do deputado Marcelo Lelis  e também o do deputado estadual Eli Borges(PROS), que teria sido requerido pelo PMDB.

 

O motivo é o mesmo: a ausência de filiação de ambos no prazo mínimo de um ano antes do pleito.

 

Prevendo o questionamento jurídico, Sandoval se antecipou e provocou um parecer do ministro Carlos Ayres Britto sobre a questão. Nele Britto opina que Sandoval Cardoso não está impedido de participar do pleito em função da filiação inferior ao prazo,

 

A Mesa Diretora tem, regimentalmente até o meio dia desta sexta-feira, 2, para acatar ou não o pedido de impugnação.

 

Pelo que corre nos bastidores da Casa, os dois pedidos serão indeferidos com base no resultado da consulta apresentada por Cardoso à imprensa no dia 30.

 

João Costa contesta

 

O suplente de Senador, advogado João Costa, no entanto vem afirmando a deputados nos bastidores que o registro é inconstitucional e que derrubará a eleição de Sandoval em Brasília em 24 horas, caso ela se concretize. O foro para obter liminar contra a candidatura seria o STF.

 

José Augusto articula

 

Prevendo que pode haver problemas com o primeiro colocado, já com voto declarado da maioria dos deputados, o candidato do PMDB, deputado José Augusto Pugliese articula em busca de votos.

 

Segundo informações de bastidores estaria buscando os votos dos ex-companheiros de partido: Iderval Silva e Vilmar do Detran. Além dos da oposição, com o objetivo de ser o segundo colocado.

 

A movimentação justificaria a hipótese levantada pelo deputado Sandoval Cardoso, de que ele próprio poderá retornar à Casa para votar.

 

O problema de José Augusto é que parte da oposição acredita que ele seja o plano B dos governistas, caso Sandoval seja impedido juridicamente de assumir.

 

As próximas horas 48 horas prometem ser tensas na Casa. 

Comentários (0)