Índio da aldeia Santa Isabel que representava Estado na Rio+20 é encontrado morto: governador e secretária lamentam

O governador Siqueira Campos e a secretária de Cultura, Kátia Rocha, lamentaram, por meio de nota, a morte do indígena Ismael Karajá que participava da Conferência das Nações Unidas Rio+20. A causa da morte ainda está sendo investigada, mas tudo indi...

Faleceu nesta sexta-feira, 22, na Conferência das Nações Unidas Rio+20 o indígena Ismael Karajá. Ismael participava do evento representando o Estado. A morte repentina interrompeu a programação festiva que marcaria o último dia da Rio+20.

Ismael Karajá, de 48 anos, passou mal na manhã da última quinta-feira, com dores na cabeça, nas costas, no peito, vômito e febre, e foi medicado no posto de saúde. Segundo os companheiros, Ismael teve melhora ao longo do dia, mas voltou a se queixar de dores à noite e foi encontrado morto na manhã de ontem, na rede onde dormia.

"Acordamos muito alegres até que apareceu uma dor. Ismael melhorou, à noite fizemos fogueira juntos, mas depois ele passou mal. Acabou dormindo. De repente, veio uma chuva muito forte. Hoje, quando fomos acordá-lo, ele estava morto. Faleceu dormindo", contou o cacique Iwraru Karajá, de 46 anos, da aldeia Watau, na Ilha do Bananal (TO), que fica a 33 quilômetros da aldeia de Ismael.

Segundo o cacique, Ismael era professor na aldeia. Iwraru Karajá contou que Ismael parecia bem disposto até a última quinta-feira e não havia mencionado qualquer problema de saúde.O corpo de Ismael foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e, após a conclusão da causa da morte, seguirá para Tocantins de avião. O mais provável é que Ismael tenha tido um ataque cardíaco.

Condolências

Por meio de nota, o governador Siqueira Campos lamentou o ocorrido e estendeu a toda Nação Iny Karajá, à comunidade da aldeia Santa Isabel do Morro e aos familiares de Ismael os votos de pesar e o sentimento de solidariedade neste momento de dor.

A secretária de Cultura, Kátia Rocha, também divulgou nota de pesar e também externou seus sentimentos de solidariedade a toda a Nação Karajá. A causa da morte de Ismael ainda está sendo investigada. Confira a íntegra das notas.

Confira a íntegra das notas:

Nota de pesar

A Secretária de Estado da Cultura, Kátia Rocha, manifesta seu pesar à família do indígena Ismael Karajá pelo seu falecimento, ocorrido nesta sexta-feira, 22 no Rio de Janeiro, onde participava da Conferência da ONU Rio+20. A Secretária externa seus sentimentos de solidariedade a toda a Nação Karajá e à comunidade indígena da Aldeia Santa Isabel, onde Ismael vivia, rogando a Deus que o acolha e dê a seus familiares e amigos a força necessária para superar este momento de luto e dor.

Kátia Rocha
Secretária da Cultura

 Nota de pesar

O Governador Siqueira Campos lamenta profundamente a morte prematura de Ismael Karajá, ocorrida hoje, 22, durante a realização da Conferência das Nações Unidas Rio+20 onde, juntamente com seus irmãos indígenas, representava o que há de mais puro da cultura tocantinense. O Governador estende a toda Nação Iny Karajá, à comunidade da aldeia Santa Isabel do Morro e aos familiares de Ismael os votos de pesar e o sentimento de solidariedade neste momento de dor.

 Siqueira Campos
Governador do Estado

 

Comentários (0)