Insegurança do PMDB leva aliados potenciais a Marcelo Lelis

Amigos, o tempo não para nesta contagem regressiva que é feita até o dia 30, data limite para realização das convenções e fechamento de acordos para outubro...

Lélis em recente encontro do PT: aproximando
Descrição: Lélis em recente encontro do PT: aproximando Crédito: T1 Notícias

O retorno de Júnior Coimbra ao comando do PMDB trouxe mais instabilidade ao processo vivido pelas oposições.

 

Se o PMDB tinha aliados preferenciais, como o PT, da presidente Dilma, a coisa ameaça tomar outro rumo.

 

O PV, com candidato próprio, segue seu caminho, determinado a manter o nome de Marcelo Lélis e lutar pela garantia de sua elegibilidade viabilizando uma candidatura alternativa.

 

O Prós, pela mesma forma, mantém o nome do senador Ataídes Oliveira.

 

Do deputado José Roberto(PT), ouvi esta semana que o partido conversa com os três: PV, Prós e PMDB. Bem ao estilo petista de decidir, ocorrem cinco encontros  neste final de semana até o começo da próxima, para bater o martelo.

 

O partido tem capilaridade, tem pelo menos 10 nomes para construir legenda para um deputado federal, garantiu Zé Roberto. O que em tese fortaleceria uma chapa proporcional reunindo PV e Prós. E o partido está disposto a seguir na oposição ao governo, levando em conta a construção de um palanque forte para a presidente Dilma. “É bem possível que a gente tenha dois”, arriscou o deputado, sorrindo.

 

A verdade é que o PT tem se aproximado de Lelis.

 

Mário Lúcio Senador?

 

Outro que tem conversado com o PV de Lelis e também com o Prós é Mário Lúcio Avelar. Esta semana o procurador foi visto nos dois endereços: num fim de tarde na casa do pevista. De manhã no escritório de Ataídes. Mário Lúcio procura uma saída para uma situação complexa: o fato de sua candidatura não ter sido abraçada na base pelo PPS regional.

 

O PPS Nacional, no entanto quer construir o palanque de Eduardo Campos no Tocantins. Coisa que o PSB parece não ter tanto apetite eleitoral para fazer, dada a proximidade com o grupo governista, que seguirá com Aécio Neves, capitaneado pelo Solidariedade de Eduardo Gomes.

 

Nessas conversas, Mário Lúcio já admitiria a dificuldade de viabilizar uma candidatura a governo, dado o curto espaço de tempo, e seu afastamento todos estes anos, do cenário do Estado.

 

“Ele tem uma história conhecida, mas é pouco conhecido”, disse um aliado importante de Avelar ao Portal T1.

 

Neste contexto, é que avança a possibilidade de que ele seja candidato a Senador.

 

O que poderá acontecer na chapa de Marcelo Lélis, ou mesmo na de Ataídes. “Ou ele pode não concorrer a nada, e apoiar o senador”, me garantiu uma fonte ligada ao Prós.

 

Semana decisiva

 

Em política, diz o ditado, nada que tem prazo para acontecer, se decide antes do tempo. E o tempo corre. Esta semana, diante da instabilidade que vive o PMDB, maior partido de oposição  no Estado, outros acordos avançam para acontecer.

 

No centro das discussões estão o PV de Marcelo Lelis e o Prós de Ataídes. A vantagem nas pesquisas de intenção de votos é do deputado estadual. As articulações no entanto são intensas e tudo pode acontecer.

 

Conversando com o advogado de Lelis esta semana, José Eduardo Alckimin foi taxativo sobre o fato de que o deputado poderá disputar as eleições. “Não existe decisão de segunda instância declarando-o inelegível. Não existe nenhum caso como o dele julgado desfavorável em todo o Brasil. Estamos bastante otimistas que este assunto será resolvido no TRE quando o processo voltar à pauta”, disse ele se referindo ao recurso de Lelis contra decisão do juiz Marcelo Faccioni, em primeira instância.

 

As diferenças entre o caso de um Marcelo(Lelis) e de outro (Miranda) teriam sido esclarecidas numa reunião com aliados em potenciais, pelo próprio Alckimin esta semana.

 

O fato é que, na luta pela eliminação de adversários potencialmente mais fortes e conhecidos, o grupo governista pode estar ajudando a construir outras alternativas.

 

Surpresas, pelo visto, virão não só de um lado.

 

Comentários (0)