Ipespe mostra Serra liderando intenções de voto, seguido por Ciro no TO

A pesquisa feita pelo Ipespe no Tocantins a pedido do DEM nacional no final de setembro, mensurou também as intenções de voto para presidente no estado. O governador de São Paulo, José Serra lidera as intenções de voto para presidente no Tocantins, c...

O governador de São Paulo, José Serra, do PSDB é o líder na preferência do eleitorado tocantinense para presidente, segundo a pesquisa do Ipespe, que colheu por telefone 532 amostras em Palmas e no interior nos últimos dias 29 e 30 de setembro. O pré-candidato do PSB, deputado Ciro Gomes, que esteve recentemente na Capital é o segundo preferido pela população tocantinense, com 21% das intenções de voto, faltando praticamente um ano para as eleições de 2010.

A ministra Dilma Roussef do PT é a terceira colocada nas intenções de voto apuradas pelo Ipespe, e a senadora Marina Silva, do PV, está na quarta posição com 7%. A pesquisa, feita para orientação política, e consumo interno, é do instituto do jornalista e marqueteiro Antonio Lavareda, de renome nacional.

Marcelo lidera para o Senado

A pesquisa aponta ainda a preferência do eleitorado para o Senado. Serão duas vagas no ano que vem para o Tocantins. A senadora Kátia Abreu, do DEM, é a única que não terá que disputar o mandato, entre os três tocantinenses que ocupam cadeira no Senado. O ex-governador Marcelo Miranda foi o nome mais lembrado pelos eleitores, com 41% de aprovação para o senado.

O ex-governador Siqueira Campos, que lidera todas as simulações de intenção de voto para o governo é o segundo nome mais lembrado para o senado, alcançando 39% das intenções de voto. Em seguida aparece o nome do senador Leomar Quintanilha, com 16 pontos percentuais, seguido pelo senador João Ribeiro, com 13%.

O técnico de futebol, Vanderlei Luxemburgo e o presidente da Valec, José Francisco, o Juquinha, tiveram os nomes consultados na estimulada. Luxemburgo que chegou a ser cotado para concorrer pelo PSB alcançou 6% das intenções de voto, e Juquinha 3%.

Comentários (0)