O ex-ministro da Casa Civil e ex-deputado federal José Dirceu (PT/SP) disse em entrevista ao Site Roberta Tum que o Partido dos Trabalhadores no Tocantins não deve criar expectativas em relação a outras legendas e possíveis alianças para as eleições 2010 e seguir com uma proposta firme de candidatura própria.
De passagem no Tocantins para ministrar uma palestra sobre a atual conjuntura política brasileira como parte da programação do 4º Congresso Regional do PT, um dos homens fortes do partido em nível nacional disse que a sigla não deve trabalhar com a hipótese de segundo turno.
“Temos que pensar no primeiro turno, temos que pensar que temos chances de vencer. Este fim de semana o partido vai debater quais são os melhores nomes, as melhores possibilidades, mas acredito muito no nome de Paulo Mourão. Se os peemedebistas decidirem seguir em frente com a pré-candidatura do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), o que iremos fazer é dialogar, conversar, precisamos trabalhar com alianças, inclusive com o PMDB. Temos até o dia 10 de junho para definir isso”, argumentou.
Para Dirceu, o PT tem condições de levar o nome do ex-prefeito de Paulo Mourão à vitória em outubro e o partido não deve cogitar ser vice na chapa de ninguém, nem mesmo do PMDB.
“Nós temos condições de vencermos aqui, Paulo Mourão é um nome forte que o partido tem, não podemos subestimar a legenda, achar que o pleito está vencido, isso é ignorar a força do presidente Lula (PT) é ignorar a força da estrela do PT”, garantiu.
Conjuntura regional
Na opinião do presidente regional do partido Donizeti Nogueira, o nome de Paulo Mourão deve se confirmar como pré-candidato da sigla ao governo estadual e o de Sadi Cassol ao Senado. Donizeti, que toma posse na diretoria do partido neste sábado, 10, em cerimônia na Câmara Municipal às 19h, garantiu que a deputada estadual Solange Duailibi (PT) não tem intenção de disputar.
Segundo o presidente, Solange disse a ele que não tem intenção de disputar cadeira no Palácio Araguaia. “Ela me garantiu que não será candidata ao governo, quanto ao Senado nem chegamos a discutir isso com ela ainda. Até o momento temos três nomes inscritos que serão debatidos, o de Paulo Mourão, o do médico Valter Balestra e o do ex-deputado Arlindo Almeida. Todas as possibilidades serão debatidas, discutidas e anunciadas neste fim de semana”, ressaltou.
Evento
Iniciado com duas horas de atraso, a abertura do 4º Seminário do Partido dos Trabalhadores aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa (AL) nesta sexta-feira, 9. O evento, que prossegue durante todo o fim de semana, vai discutir as táticas eleitorais da legenda e apresentar as candidaturas do PT para as eleições 2010.
Comentários (0)