Josi anuncia reunião do Sisepe com governo nesta quinta

Após um ano e meio de disputas judiciais, governo se reunirá com servidores públicos para discutir o reajuste salarial de 25%. Representantes de secretarias de governo, sindicalistas e deputados estarão presentes no encontro....

Está marcada para às 10h desta quinta-feira, 13, uma reunião entre o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins – Sisepe, Cleiton Pinheiro e representantes das Secretarias do Planejamento, Administração e Fazenda, para discutir a questão do reajuste salarial de 25%. A deputada Josi Nunes e o deputado Marcelo Lélis,  também estarão presentes.

Este é o primeiro encontro oficial desde janeiro de 2008, quando houve a impetração de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pelo Partido Verde no Supremo Tribunal Federal e de um Mandado de Segurança movido pelo Sisepe, condenando a atitude do governo em revogar a decisão que concedia o reajuste de 25%. O projeto foi aprovado pela Assembléia Legislativa – AL, em dezembro de 2007 e revogado pelo governo em janeiro de 2008, sob a justifica de que houve erro de cálculos na proposta de reajuste.

Em entrevista ao site Roberta Tum a líder do governo na AL, e mediadora da situação com o Sisepe, afirmou que o governo tem interesse em resolver a questão, mas alertou que a reunião de amanhã é apenas um primeiro encontro. “Já conversei com o presidente do Sisepe, no sentido de que não se crie expectativas em relação aos resultados da reunião de amanhã, o governo tem sim interesse em resolver a situação e dará prioridade a isso, mas muito ainda deve ser conversado”, frisou a deputada.

O deputado e presidente do Partido Verde, Marcelo Lelis,  espera que o governo a partir de agora trate a questão como prioridade. “Diante desse quadro que se formou o governo está sinalizando que quer negociar. Como presidente do partido que move a ação, vejo isso com bons olhos, pois o que nós queremos é que a situação seja resolvida e com vista nisso vamos participar da reunião buscando uma solução definitiva do problema”.

Sindicato espera posição concreta

O presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, informou que o Sindicato está disposto a negociar a forma de pagamento dos valores equivalentes ao retroativo, visto que os servidores têm direito ao reajuste desde janeiro de 2008.

Quanto ao início do pagamento dos salários com aumento de 25%, o presidente espera que o governo tenha um posicionamento concreto. “Nós enviamos ofício para todos os órgãos envolvidos solicitando levantamento de dados para que na reunião de amanhã já seja apresentada uma proposta. Todo o estado sabe que o servidor quer é o aumento de 25%”, afirmou.

 

Comentários (0)