Juiz eleitoral pede impugnação de assinaturas do PSD colhidas em Almas e Natividade: eleitores não teriam sido encontrados no sistema

De acordo com decisão publicada no Site do TSE, o juiz eleitoral Marcelo Laurito Paro pediu a impugnação de assinaturas colhidas em Almas e Natividade de apoiamento ao PSD. De acordo com a decisão, na lista constam assinaturas de eleitores que não te...

O juiz eleitoral Marcelo Laurito Paro em decisão do último dia 4 impugnou a lista de apoiamento do Partido Social Democrático - PSD e afirmou que em análise realizada nas certidões de fls. 31 da lista da cidade de Almas e de fls. 41 da lista da cidade de Natividade, não foi possível conferir diversas assinaturas, porque eleitores não foram encontrados no sistema, por pertencerem a outra zona eleitoral.

Segundo o juiz, nas listas ainda continham assinaturas divergentes das que constam nos documentos arquivado no Cartório Eleitoral. Assim, o juiz percebeu que dentre as irregularidades mencionadas nas certidões, a mais gravosa é a de divergência de assinaturas, tendo em vista que coloca em questionamento a lisura de toda a lista, irregularidade esta que salta aos olhos. Segundo Paro, isso ocorre principalmente nas fls. 39/40 da lista de Natividade que aparentemente foram apostas pela mesma pessoa devido a semelhança entre elas.

Ainda conforme o que consta na decisão, para que não reste qualquer dúvida sobre fidedignidade da lisura do processo de colheita das assinaturas na lista de apoiamento que tem por objeto o registro do Partido da Social Democracia (PSD) junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o juiz deferiu o pedido formulado pelo Democratas (DEM), bem como o do Ministério Público Eleitoral e determinou ao Cartório Eleitoral da Zona Eleitoral de Natividade que se abstenha de atestar as assinaturas, extraindo-se copias das listas, devendo as mesmas ficarem acostadas nesses autos e as originais enviadas ao Departamento de Policia Federal para a instauração do competente Inquérito Policial.

Defendendo legalidade

Por telefone o coordenador do processo de recolhimento das assinaturas no interior do Estado, Paulo Lima, defendeu ao Site Roberta Tum a legalidade das assinaturas que constam na lista. Lima, que se encontra em Goiânia, solicitou que o assunto fosse tratado com outro responsável pela lista, mas até o fechamento desta matéria as ligações para o celular do mesmo não foram atendidas.

Comentários (0)