Juventude do PT divulga nota contra mudança de avenida

Em nota enviada à redação do Site Roberta Tum, a juventude do PT questiona a mudança de nome da avenida Theotônio Segurado, e defende que o partido firme alianças com partidos à esquerda, à exemplo do PMDB....

A nota é datada de 01 de maio de 2009.Confira a íntegra:

NOTA

 

 

Em razão da discussão do Projeto de Lei n. 005/2009 que muda a nomenclatura da Avenida Theotônio Segurado para governador Siqueira Campos, de autoria do Poder Executivo Municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores desta capital e da repercussão que a matéria tomou na sociedade;

E em razão da omissão de manifestação da Direção do Partido dos Trabalhadores no tocante à matéria.

A Juventude do Partido dos Trabalhadores, fundamentada no ordenamento estatutário e nas resoluções gerais e do segmento de Juventude do Partido, vem se posicionar a respeito dessa matéria que não é uma questão menor e merece uma séria reflexão no interior do Partido.

Entendemos que a disputa dos trabalhadores por uma sociedade justa e igualitária se dá nos movimentos populares, no Partido e nos espaços institucionais. E compreendemos que a atuação política em cada um desses espaços se diferencia pelas suas condições próprias.

Entretanto, temos que discordar da aprovação do projeto de lei n. 005/2009, porque o mesmo, além de alterar desnecessariamente o nome de uma Avenida, cultua o nome de um político que teve sua trajetória marcada por duras agressões a milhares de estudantes e trabalhadores.

Reconhecemos que o ex-governador tem o seu lugar na história do Estado do Tocantins, mas ressaltamos que essa história também é marcada por lamentáveis demonstrações de autoritarismo como no caso do movimento SOS Unitins, na greve da polícia militar e na violência e falta de diálogo com os movimentos sociais, como nos despejos sofridos pelas famílias que lutavam pelo direito á moradia em ocupações. E nunca houve uma reconciliação política de Siqueira com esses movimentos e não podemos nos esquecer desses fatos, mas lutar para que eles jamais se repitam.

Em que pese o respeito que temos pelo Prefeito Raul Filho à Câmara de Vereadores que aprovou o projeto tendo apenas um voto contrário de um parlamentar e a todos os Tocantinenses que desejam prestar essa homenagem ao Ex-governador, intercedemos para que o prefeito não sancione o supracitado projeto e o arquive para posterior apreciação.

Por fim, reafirmamos a necessidade do PT disputar as eleições de 2010 com candidatura própria, apresentando um novo projeto de desenvolvimento para o Estado, aliado à estratégia do campo democrático-popular que tem como aliados históricos os movimentos sociais, os partidos de Esquerda e o PMDB.

Reiteramos nossa desaprovação a qualquer movimento que abra mão da candidatura própria em favor da direita.

E ainda, em conformidade com deliberação do Diretório Estadual do PT, afirmamos que nos opomos às políticas imediatistas, assistencialistas e equivocadas do Governo Marcelo Miranda, comandado pelo DEM-ARENA da Senadora Kátia Abreu, principal defensora da concentração de terras e dos setores mais reacionários e conservadores da política brasileira.

 

Secretaria Municipal da Juventude do Partido dos Trabalhadores

Palmas-TO

Comentários (0)