Lançamento de Comitê Contra Expansão do Plano Diretor acontece nesta terça: para Neris, grupo pouco vai influenciar nas discussões

Nesta terça,13, acontece na Câmara Municipal o lançamento do Comitê Contra a Expansão do Plano Diretor de Palmas. O vereador Bismarque do Movimento (PT), que faz parte da Comitê, informou ao Site Roberta Tum que a intenção do grupo é mobilizar a s...

O lançamento do Comitê Contra a Expansão do Plano Diretor de Palmas acontece nesta terça-feira, 13, a partir das 19 horas na Câmara Municipal. Fazem parte da comissão movimentos sociais, associações, sindicatos, conselhos de representação profissional, ONG´s e também o vereador Bismarque do Movimento (PT).

Em entrevista ao Site Roberta Tum, o vereador Bismarque informou que Palmas não precisa ter um Plano Diretor ampliado, mais sim o preenchimento dos espaços vazios e por isso a necessidade de se formar um comitê contra a expansão.“A expansão urbana do Plano Diretor beneficiaria apenas as imobiliárias com abertura de novos loteamentos para a comercialização de áreas para a especulação. Isso aumentaria o preço dos lotes tanto no centro da cidade como em locais distantes e sem infraestrutura o que tornaria os lotes  inacessíveis a classe trabalhadora”, afirmou.

Bismarque informou, ainda, que a intenção do Comitê é mobilizar a sociedade para que a expansão urbana não aconteça. “O atual espaço de Palmas cabe no mínimo 1 milhão de pessoas. Precisamos primeiro propor ações para a regularização fundiária de ocupações onde vivem centenas de famílias e permitir que o espaço urbano seja ocupado. Pretendemos também realizar encontros em vários setores e esclarecer a população sobre os perigos que estão sujeitos caso esse Plano Diretor seja aprovado”, informou.

Sem importância

Segundo informações do relator do projeto substitutivo que visa alterar o Plano Diretor, vereador Milton Neris(PR), o lançamento do Comitê não tem importância. “A instauração desse grupo pouco vai influenciar, porque o nosso posicionamento será debatido nas audiências públicas. Essas discussões de cunho político não são o foco”, declarou.

Neris informou, ainda, que relatório final sobre a expansão da área urbana de Palmas está sendo tratado com seriedade e que em breve deve ficar pronto. “Agora estamos fazendo um estudo item por item das legislações existentes no município que não foram revogadas para que tudo esteja dentro da legalidade”, finalizou.

Contra a expansão

A Câmara Municipal de Palmas está propondo através de projeto de lei substitutivo a expansão do perímetro urbano da Capital. No entanto, segundo sustenta o vereador Bismarque, as áreas vazias não habitadas no centro da cidade e a falta de infraestrutura básica em quadras que fazem parte do Plano Diretor evidenciam a incoerência da proposta.

Conforme, o parlamentar o Plano Diretor de Palmas tem mais de 130 quadras vazias, sendo utilizadas apenas para a especulação imobiliária. (Com informações da Ascom/ Bismarque)

Comentários (0)