A reunião realizada entre o governador e 21 deputados estaduais de sua base aliada - a deputada Solange Duailibe (PT) não participou – terminou depois da meia noite com o desligamento do deputado Marcello Lélis da base do governo e a entrega da pasta de Recursos Hídricos e Meio Ambiente que era ocupada pelo PV. Lélis entregou ao governador Gaguim uma carta e se despediu dos deputados com quem dividiu a base governista com a promessa de apoiar o governo naquilo que for de interesse do Estado. É o primeiro rompimento que acontece após a decisão do senador João Ribeiro (PR) de se distanciar do governo e buscar outras alianças.
Segundo informações levantadas pelo Site Roberta Tum, o governador Carlos Gaguim teria colocado, em determinado momento da reunião, que com a desistência do senador João Ribeiro (PR), de sua pré-candidatura ao governo, os possíveis candidatos do grupo governista passam a ser ele próprio - governador Gaguim - e o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), adversário de Lélis na campanha de 2008.
O deputado teria dito ao governador que pelo apoio recebido de Ribeiro na campanha pela prefeitura de Palmas, não teria outro caminho que não acompanhá-lo. Lélis teria argumentado ainda que fez o compromisso de votar em Gaguim para o governo de transição, do qual o PV participou até o dia de ontem, segunda-feira, 1 de março. Ao entregar a carta e a pasta o deputado, presidente do Partido Verde assume posição de independência no processo sucessório deste ano.
Veja a íntegra da carta que registra a entrega da pasta ocupada pelo PV e a posição de independência no processo eleitoral, assinada pelo deputado Marcello Lélis:
Palmas, 01 de março de 2.010.
A Sua Excelência o Senhor,
CARLOS HENRIQUE AMORIM
Governador do Estado do Tocantins
Senhor Governador,
Na condição de Deputado Estadual e Presidente do Partido Verde no Estado do Tocantins, tendo em vista o processo eleitoral já desencadeado para as Eleições 2010, venho a honrosa presença de Vossa Excelência para esclarecer-lhe:
O Partido Verde-PV, através do meu voto, contribuiu com o processo da Governabilidade, participando da vossa eleição, após vencido o nosso entendimento de que as eleições diretas eram o caminho correto para eleger o governante do nosso povo. Contribuímos, portanto, para construir a estabilidade e a desejada governabilidade.
Fizemos de forma clara e transparente, sendo que, até então, tínhamos o Senador João Ribeiro como nosso candidato a Governador, para a sua sucessão. Uma vez anunciada a candidatura do eminente Senador à reeleição, não poderíamos deixar de expressar a nossa solidariedade e apoio a essa candidatura, que tem trabalhado firmemente para o fortalecimento dos municípios tocantinenses e também ao Governo de Vossa Excelência.
Porém, o atual momento político, ensejado pelas eleições desse ano, motiva o Partido Verde a buscar uma posição de independência para dialogar com os demais partidos e seus representantes políticos, visando a composição de forças que melhor possa governar o Tocantins.
E diante de tal situação, acreditando já ter prestado nossa colaboração ao governo de coalizão, cabe-nos prevenir qualquer tipo de constrangimento a Vossa Excelência quanto aos nossos posicionamentos políticos. Para isso, o PV ao tempo em que agradece a confiança merecida, entrega, em caráter irrevogável, a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, ocupada pelo advogado Fábio Lelis.
Essa decisão está respaldada pela consciência do dever cumprido com o Estado do Tocantins e com o povo tocantinense, no momento de crise estabelecida após a cassação. Na oportunidade, reiteramos a Vossa Excelência que não obstante a decisão tomada, as ações de governo que sejam em benefício do povo e do Estado terão o nosso respaldo na Assembleia Legislativa.
Atenciosamente,
Marcello Lelis
Deputado Estadual
Comentários (0)