Lélis marca posição do PV com carta de intenções

O Partido Verde registrou suas expectativas de compromissos que espera ver resgatados pelo governo de coalizão de Carlos Gaguim (PMDB), através de uma carta de intenções apresentada ontem pelo deputado Marcello Lélis ao governo do Estado. Pontos impo...

O deputado estadual Marcelo Lelis (PV) apresentou na última quinta-feira, 08, a Carta de Intenções do PV ao governo do Estado. A idéia para elaborar o documento partiu de um consenso durante reunião dos membros da Executiva do partido, na semana passada.

A carta traz uma série de recomendações para a eficiência de gestão do mandato tampão do Tocantins.

Entre elas, pondera sobre pontos específicos, como as questões relativas à Untins/Eadcom, a indenização dos militares, a revogação do aumento de 25% dos servidores públicos e ao programa Pioneiros Mirins.

Para Lelis, com o texto, o Partido Verde presta sua colaboração, ao tornar públicas suas intenções quanto ao planejamento e execução do novo governo. (Assessoria de Comuncação)

Confira a íntegra da carta:

CARTA DE INTENÇÕES DO PV AO NOVO GOVERNO

O Partido Verde do Tocantins, pautado nos anseios do povo deste estado, vem apresentar ao novo governo, sua Carta de Intenções, com o objetivo de contribuir com a melhoria da gestão pública estadual, através do apontamento de ações eficazes nas políticas públicas, nos seguintes moldes:

A ética na gestão pública deve ser um compromisso inviolável do novo governo, zelando pela transparência nas ações administrativas; sendo vigilante contra a prática da corrupção, utilizando-se dos meios legais para combatê-la, no advento de sua ocorrência.

A abertura de novos mecanismos de participação popular tornam-se necessários, como a promoção de audiências públicas, a instituição de ouvidorias e conselhos no âmbito do governo. O envolvimento sistemático dos movimentos e segmentos sociais nas decisões e discussões de políticas públicas é premissa fundamental para o enfrentamento da problemática do estado.

A valorização dos funcionários públicos estaduais como forma de reconhecer o trabalho importante e estratégico que estes profissionais desempenham para a Administração Pública deve ser uma das prioridades do novo governo, com oferta de bolsas de estudos para graduação, pós-graduação, e constante oferta de cursos de capacitação. Faz-se necessário a adoção de medidas austeras como a substituição gradativa de servidores comissionados por concursados.

Cumpre ao novo governo a melhoria do sistema público de saúde, objetivando a humanização do atendimento, a disponibilidade e diversidade de medicamentos para todos, a construção de um sistema de atendimento médico adequado e sem filas, a oferta de profissionais especializados e qualificados, a melhoria do atendimento ao idoso, à gestante e a criança; e a implantação de mais leitos hospitalares no estado.

A constante capacitação dos professores, tendo como referência a qualidade do ensino público; a ampliação e melhoria da infraestrutura física das escolas, munindo-as de equipamentos e informatização, contribuirá para a elevação do nosso nível educacional. Instituir, implantar e manter a Universidade Estadual pública, gratuita e de qualidade, reservando para isso no orçamento estadual os recursos necessários, deve estar entre os primeiros atos do novo governo.

Para o Partido Verde, a política de Turismo, com objetivo de alavancar o Tocantins ao cenário Turístico Nacional e Internacional, passa principalmente pela capacitação de todo o trade turístico e implantação da infraestrutura adequada para os nossos atrativos, para estar apta ao recebimento da demanda turística.

Ressalte-se a necessidade de uma política ambiental pautada no desenvolvimento sustentável, aprimorando as leis estaduais de meio ambiente; implantando programas de recuperação de áreas degradas, de reciclagem de resíduos sólidos, de educação ambiental, valorizando e respeitando nossos recursos naturais. O estabelecimento de marcos extraídos de uma Política Estadual de Mudanças Climáticas, bem como a adoção de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo e, ainda, a implantação de programas de seqüestros de carbono contribuirá de forma significativa para o equilíbrio ambiental do estado.

No âmbito do convívio social, a especial atenção com a segurança pública é tema relevante para a pacificação e harmonia de nossa sociedade, cabendo ao governo envidar seus esforços na estruturação das polícias, no aparelhamento do sistema de segurança, investir no serviço de inteligência, capacitar e valorizar os profissionais da área, desenvolver com técnica adequada as ações preventivas e repressivas, aproximar a Polícia Militar, cada vez mais, da comunidade e implantar programas em prol da segurança. Todas estas são medidas que irão refletir na melhoria da qualidade de vida de todos os tocantinenses.

 

A moradia digna é garantia essencial do ser humano, merecendo do governo uma política estadual de habitação que seja inclusiva, onde o cidadão seja inserido na comunidade e não a sua margem. Tais locais, destinados à implantação dos programas habitacionais devem ser acompanhados de equipamentos e serviços públicos que garantam o desenvolvimento humano de suas comunidades.

A política de desenvolvimento econômico deve estar focada na geração de emprego, no reconhecimento de nossas potencialidades, no pleno aproveitamento dos benefícios da presença da Ferrovia Norte-Sul, valendo-se de nossa posição geográfica para se firmar como um estado de produção e exportação.

Temas Específicos e Atuais

1. UNITINS / EADCON:

Diante da importância e da comprovada abrangência do curso a distância para a população deste estado e da gravidade gerada pelo descredenciamento do mesmo pelo MEC é que o Partido Verde vem requerer como uma das metas prioritárias do novo governo, a garantia da reestruturação do projeto EAD, buscando um novo credenciamento junto o MEC, devolvendo a todos os tocantinenses a continuidade e o acesso de forma rápida e cômoda a educação superior.

2. POLÍCIA MILITAR:

Efetivar o pagamento das indenizações judiciais; discutir a reposição das perdas salariais; implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; respeitar as promoções, na forma da lei.

3. 25 % DOS SERVIDORES PÚBLICOS:

O pagamento do aumento de 25%, o qual foi concedido e retirado pela gestão anterior aos servidores públicos estaduais deve ser prioridade do governo como forma de corrigir a injustiça com todos os servidores do quadro geral e com os servidores da saúde.

4. Pioneiros Mirins

Reformulação e modernização desse programa que beneficia 45.000 famílias tocantinenses, através de uma ampla discussão com a sociedade e com os atores diretamente envolvidos, em audiências públicas, as quais já foram solicitadas pelo Partido Verde e aprovadas pela Assembleia Legislativa.

Ante o exposto, na conjugação de esforços, valores e idéias aqui propostas, respeitando a sociedade e o poder público em geral, o Partido Verde presta sua colaboração, fazendo públicas suas intenções quanto ao planejamento e execução do novo governo, fundamentando-as nos valores que permeiam sua relação com a sociedade do Estado do Tocantins e do Brasil.

Comentários (0)