Na Assembléia Legislativa (AL) o deputado estadual Marcelo Lelis (PV) levantou na sessão desta terça-feira, 16, um questionamento a respeito da exploração de ferro no Parque do Lajeado durante a palestra do presidente da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), Italo Pagano. O parlamentar perguntou como o órgão estadual irá conduzir o processo de exploração na área.
“Quero saber como a Mineratins vai tratar da exploração do ferro na Serra do Carmo, quais impactos ambientais isso terá e como será feito todo o processo”, questionou Lelis.
Respondendo a pergunta do deputado, a diretora técnica da instituição, Regina Ianes afirmou que a Mineratins não irá participar do processo de exploração do ferro, porque é concorrente da São Bernardo Mineração, grupo que detém a concessão da pesquisa. Todos os questionamentos devem ser levados diretos a empresa.
“O 2º Seminário Mineração do Tocantins que acontecerá entre os dias 24 e 26 deste mês contará com a participação do diretor administrativo da São Bernardo, Tibério Ferreira. Ele vai dar uma palestra sobre a Prospecção e Pesquisa do minério de ferro na Serra do Carmo, momento que será oportuno para todos aqueles que tenham dúvidas sobre como será todo este processo no Parque do Lajeado levarem seus questionamentos”, esclareceu.
São Bernardo
Segundo Lelis o importante agora é descobrir como a equipe da empresa São Bernardo vai conduzir o processo de pesquisa, exploração e manufaturarão dos minérios de ferro no Parque Estadual.
“O grupo terá que se reportar aos órgãos ambientais do Tocantins então nossa postura agora é ficar de olho em como será a concessão do licenciamento e acompanhar junto a São Bernardo todas as etapas deste processo”, concluiu o parlamentar.
Comentários (0)