Lelis vai ao MPF pedir apuração da aplicação de recursos federais em Palmas: "a Prefeitura recebe recursos, mas não executa as obras"

O deputado Marcelo Lelis (PV) disse na manhã desta terça-feira, 5, que entrará com uma representação no MPF pedindo a apuração da aplicação de recursos federais no município de Palmas. De acordo com o deputado o município teria recebido recursos, mas...

Da tribuna da Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira, 5, o deputado Marcelo Lelis (PV) afirmou que irá ao Ministério Público Federal na tarde de hoje para protocolar uma representação solicitando que seja instaurado um inquérito civil público para apurar a aplicação de recursos federais no município de Palmas. De acordo com o deputado o município recebeu um grande montante em recursos federais, mas não teria executado obras.

“Em 2005 eram 45 contratos para obras de infra-estrutura, que representaram o montante de R$ 168 milhões. Destes apenas quatro contratos foram concluídos, os demais 34 contratos encontram-se com obras atrasadas, paralisadas ou não iniciadas. Existem contratos firmados há quatro, cinco e até seis anos que ainda não foram concluídos. De 2007 para cá o número de contratos diminui significativamente. O motivo: a incapacidade de execução dos mesmos pela Prefeitura de Palmas”, afirmou o deputado.

Segundo Lelis em 2007 teriam sido firmados 21 contratos, sendo que o número em 2008 caiu para 10. Em 2009 teriam sido firmados quatro contratos e no ano passado apenas dois para obras de infraestrutura. “O mais estarrecedor é que há recursos liberados em conta e mesmo assim as obras não foram executadas”, frisou Lelis.

Entre as obras citadas pelo deputado está a da construção de 1001 unidades habitacionais nas áreas da Arse 131, Arse 132, Arne 54, Buritirana e Taquaruçu. De acordo com o deputado o contrato teria sido assinado em 2007. Mesmo com 85% do valor da obra liberado a Prefeitura teria realizado apenas 19% da obra. O deputado também citou a obra do Centro de Convenções Parque do Povo, do Centro Olímpico no entorno do Ginásio Ayrton Senna, obras na área da Saúde e de asfalto

“Eu lamento profundamente o descaso administrativo do prefeito Raul Filho. Como se pode falar em falta de recursos se estes são liberados e não aplicados?” questionou o deputado, que concluiu afirmando que: “o que nós esperamos é a que a gestão municipal tenha transparência em suas ações, decência no trato com a coisa pública e respeito a sociedade. Queremos que a administração municipal cumpra seu papel, pois é assim que a prefeitura de Palmas está governando o presente e planejando o futuro. Infelizmente”, concluiu o deputado.

Solange defende

A deputada Solange Duailibe (PT) defendeu o prefeito Raul Filho e disse que “a Prefeitura de Palmas tem avançado em muitos pontos, mas tem gente que só vê os buracos. O prefeito Raul Filho tem realizado um grande trabalho. Por exemplo, na educação. Temos certeza que no final desta administração nós vamos poder mostrar a todos o grande trabalho realizado pela nossa Capital”, ressaltou a deputada.

Comentários (0)