Licenciamento ambiental irá regularizar agricultores familiares

O Projeto São João, realizado por uma equipe de pesquisadores e técnicos da Unitins - Fundação Universidade do Tocantins e patrocinado pelo programa Petrobras Ambiental, está oportunizando geração de emprego e renda para trabalhadores rurais do reass...

Para isso, os técnicos do Nudam – Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação do Desempenho Ambiental estão trabalhando na obtenção do licenciamento ambiental, um instrumento que auxilia a administração pública no controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais. Segundo Daiane Santana, engenheira ambiental do Projeto, esse documento descreve todo o funcionamento do empreendimento, que vai servir de referência para o órgão expedidor do licenciamento.

"O licenciamento ambiental vai responder, por exemplo, de onde vem a água utilizada pelos produtores, se ela é tratada, se a estrutura física e os equipamentos são adequados, qual será o destino dos dejetos", acrescentou.

Esse documento é um dos requisitos para obtenção do SIM – Selo de Inspeção Municipal, que regulariza os agricultores do reassentamento Mariana para vender seus produtos em supermercados, restaurantes, bares e outros estabelecimentos de Palmas.

Comentários (0)