Líderes registram avanços e solidarizam-se com governo

Nota fala da garantia de liberdade de expressão conquistada no governo Marcelo Miranda, implantação da UFT e outras conquistas...

Baseados nas últimas notícias veiculadas na imprensa que traz reflexões políticas sobre o atual Governo, totalmente distorcidas e dissociadas da realidade, manifestamos nosso posicionamento sobre o atual momento que vivemos.

É inquestionável os avanços que obtivemos nestes últimos anos: a recuperação do dialogo para resolução dos problemas que enfrentamos, a transparência no trato da coisa publica e, sobretudo, a priorização dos estudantes mais pobres que hoje podem estudar, são as marcas do gestor Marcelo Miranda nestes 6 anos de Governo.

Nestes últimos anos recuperamos nossa liberdade de expressão, as instituições públicas se fortaleceram para nos proteger e passamos a ter autonomia na condução de nossas entidades estudantis. Somos verdadeiramente reconhecidos como cidadãos, respeitados em nossa atuação e sempre convidados a discutir, não somente os problemas que nos afligem, mas tudo que diz respeito ao nosso Estado. Hoje, como nunca, somos donos do nosso próprio futuro e o mais importante escolhemos o caminho que queremos seguir.

É assim que comemoramos a implantação da UFT, que só existe por causa da luta dos estudantes e do apoio do Governo do Estado, e é assim também que vamos aos poucos corrigindo as coisas erradas que foram feitas no passado, num período de verdadeiro autoritarismo, como a privatização da UNITINS que logo se tornara nossa novamente.

Hoje podemos dizer que somos parte das ações e programas implantados pelo Governo. Na maioria deles fazemos parte da Comissão de Seleção de seus participantes. Temos hoje, para os estudantes que mais precisam de apoio, a Bolsa Universitária, o Bolsa Estágio, as Casas do Estudante, o Proeducar e cursos pré-vestibulares.

Depois de termos participado da I Conferencia Estadual de Juventude, a maior do Brasil, estamos assistindo a implantação dos programas que foram escolhidos, de forma democrática, naquele evento, pela Secretaria da Juventude, que reuniu jovens de todas as cidades, eleitos delegados em suas comunidades: estão prontos os Centros de Juventude em todos os municípios tocantinenses, que oferecerão inclusão digital e cursos de profissionalização; a criação do PROJOVEM em 78 cidades; a implantação do ponto de cultura nas 23 maiores cidades do Estado com aula de dança, teatro e musica.

Essa é a marca de um Governo democrático, consciente dos anseios de sua população e que não faz distinções entre seus parceiros, aceitando assim que todos colaborem com o desenvolvimento do Estado.

Muitos devem, por isso, estranhar o fato de não estarmos nas ruas, como antes acontecia com freqüência no movimento estudantil. É que nos crescemos com o Estado, amadurecemos e agora, neste novo tempo que vivemos, resolvemos nossos problemas, com dialogo e transparência, sentados à mesa com as autoridades constituídas, sem retórica fácil e discurso vazio, mas com a responsabilidade de construir o Estado que queremos e podemos.

Esperamos que todos, incluindo-se os partidos políticos, possam também amadurecer e ao invés de apostar no fracasso possam contribuir com o sucesso, porque esse, assim como aquele, será por todos distribuídos.

Paulo Roberto Alves Guimarães – Diretor da UNE – TO (União Nacional dos Estudantes)

Lázaro Cruz – Diretor de Particulares da UEE-TO (União Estadual dos Estudantes Universitários do Tocantins)

Cida Glória – Presidente do DCE/UFT (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins)

Domingos Rodrigues da Silva – Presidente do DCE/UNIRG (Diretório Central dos Estudantes da UNIRG - Gurupi)

Deyksam da Luz Pereira – Presidente do DCE/ITPAC (Diretório Central dos Estudantes do ITPAC - Araguaína)

Moacir Júnior – Presidente do DCE/FIESC (Diretório Central dos Estudantes da FIESC – Colinas do Tocantins)

Alberto Portinari Rodrigues Borges – C.E. DCE/FAG (Diretório Central dos Estudantes da Faculdade de Guaraí)

Patrícia Vasconcelos Leite – Presidente do DCE/FABIC (Diretório Central dos Estudantes da Faculdade do Bico do Papagaio – Augustinópolis)

Ismaylla Maques Bezerra – C.E. DCE/FACDO (Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína)

Comentários (0)