Lula inaugura trecho da Norte-Sul no TO

...

"A minha vinda aqui ao estado do Tocantins, para inaugurar mais este trecho da Ferrovia Norte-Sul, é a resposta  que estamos dando à crise internacional". Assim discursou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante inauguração do trecho de 94 km da Ferrovia Norte-Sul, em Colinas do Tocantins, a 280 quilômetros de  almas, na tarde desta terça-feira, 9. Com mais este trecho, que obteve recursos de R$ 300 milhões, do governo federal, a Ferrovia Norte-Sul já conta com 208 km concluídos somente no Tocantins e 452 km ao todo, entre  as cidades de Açailândia (MA) e Colinas do Tocantins.

Lula discursou para milhares de trabalhadores que participaram da construção do trecho da ferrovia, além  de autoridades e moradores da região de Colinas e fez um apelo para que os brasileiros se unam contra a  crise. "Não parem de comprar, porque do contrario, toda a cadeia econômica será prejudicada e, aí sim, terá uma crise no Brasil", afirmou. A inauguração foi marcada pela saída do primeiro carregamento, com 900 toneladas de soja do Tocantins, sobre os trilhos da ferrovia em direção ao Porto de Itaqui.

O governador Marcelo Miranda deixou claro, em seu discurso, o bom momento para o estado do Tocantins.  "Vivemos um momento ímpar. Hoje, o Tocantins tem mais infra-estrutura, mais energia, mais recursos para investimentos, paz no campo e tudo isso conseguimos depois que Lula se tornou presidente da República. O melhor antídoto para a crise está aqui, com a ferrovia: garantia de emprego e produção", falou o governador.

Para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o Brasil só tem chances de crescer se as desigualdades entre as regiões forem reduzidas. "Para equalizar as riquezas, é preciso infra-estrutura e essa ferrovia é um dos motivos pelos quais não vamos interromper as obras do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento e quero  cumprimentar o Tocantins pelos investimentos recebidos do governo federal", afirmou a ministra.

O senador e ex-presidente José Sarney, que foi o idealizador da Ferrovia Norte-Sul, disse em discurso que o  presidente Lula está construindo o sonho do progresso brasileiro com a ferrovia e elogiou a atuação da ministra Dilma Roussef. "Poucas vezes vi uma pessoa tão dedicada ao serviço público como a ministra Dilma", falou.

Para o presidente da Vale, Roger Agnelli, a região Centro Norte do País, que inclui o Tocantins, vai experimentar  um desenvolvimento crescente com a ferrovia. "O que vamos continuar fazendo é crescer, explorar e transportar a riqueza desta região, gerando divisas para o Tocantins", afirmou.

A Vale é a empresa que venceu a licitação para operar um trecho de 720 quilômetros da ferrovia, entre as cidades  de Açailândia (MA) e Palmas, por um período de 30 anos. A Vale venceu a licitação pelo preço de R$ 1,478 bilhão.( Aquiles Lins/Secom)

Comentários (0)