Mais de 100 prefeitos discutem nesta terça criação do TCM

Cerca de 100 prefeitos do Estado vão se reunir no auditório da Faculdade Católica para tratar da Proposta de Emenda Constitucional que cria o Tribunal de Contas dos Municípios em 60 dias. O encontro é promovido pela Associação Tocantinense de Municíp...

Cerca de 110 prefeitos filiados à Associação Tocantinense de Municípios vão se reunir nesta terça, 16, no auditório da Faculdade Católica em Palmas para discutir a criação do Tribunal de Contas dos Municípios. A Proposta de Emenda Constitucional de autoria do governo tramita na Assembléia Legislativa.

Os gestores vão se pronunciar sobre a PEC e em nome da entidade vão tirar um encaminhamento a favor ou contra a criação. Representantes do Tribunal de Contas do Estado e também da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, também orientam a discussão e já divulgaram uma série de argumentos contrários à criação.

O órgão vai atuar junto à fiscalização das contas dos prefeitos,com o objetivo de desafogar o trabalho do TCE. Mas no entanto custará anualmente ao Estado cerca de R$ 30 milhões por ano. Dos cinco conselheiros da nova corte, quatro serão indicados pelos deputados estaduais e um pelo governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB).

O projeto tramita em regime de urgência na Casa e pode ser votado nesta quinta,18, já que nesta quarta, 17, será realizada uma audiência pública para tratar do assunto.

Valtenis contra

O presidente da entidade já se pronunciou contra a criação e pretende convencer os colegas de que a criação do TCM é desnecessária para o Estado.

Comentários (0)