Manta de proteção ambiental é instalada no aterro sanitário de Gurupi

A geomembrana de proteção começou a ser instalada no aterro sanitário de Gurupi. A manta de proteção foi uma das cobranças dos vereadores da cidade durante a visita no local. Foram instalados cerca de 350 metros da geomembrana, com espessura de dois ...

Cerca de 350 metros da geomembrana, com espessura de dois centímetros, foram instalados no Aterro Sanitário de Gurupi. A geomembrana é um revestimento que atua como uma barreira que auxilia na preservação do meio ambiente e com esta manta, o impacto ambiental no aterro será reduzido.

“A durabilidade desta manta é de cerca de 500 anos e este trabalho é contínuo, toda vez que uma vala atingir seu limite, abrimos outra e instalamos a geomembrana, para proteger o solo e o meio ambiente”, afirmou o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestutura de Gurupi, Gilvamar Moreira.

Ainda segundo Moreira, dentro de duas ou três semanas o lixo, deve ser depositado na vala, já protegida com a geomembrana. “A vala mede cerca de 14 mil metros cúbicos, o suficiente para suportar mil viagens de caminhão carregado de lixo”, frisou Gilvamar, ressaltando que a vida útil do aterro Sanitário de Gurupi.

Atualmente são coletadas 90 toneladas de lixo em Gurupi, sendo 60% lixo úmido e 40% lixo seco.

Geomembrana

A geomembrana é um dos tipos mais comuns de geossintéticos e consiste-se em uma manta de liga plástica, elástica e flexível; que evita a contaminação do solo, lençóis freáticos e afluentes próximos. A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 30 mil na aquisição, transporte e instalação da geomembrana. (Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Gurupi)

 

Comentários (0)