Marcelo Miranda inaugura Ceasa de Palmas

O governador Marcelo Miranda, acompanhado pelo secretário da Agricultura, e autoridades inauguraram na manhã desta quinta-feira, em Palmas uma unidade da Ceasa - Central de Abastecimento do Tocantins. Localizada no setor industrial da Capital ela da...

Foram investidos na Ceasa R$ 2 milhões, com recursos do Tesouro Estadual, que trarão como benefício a concentração de produtos num mesmo local. Isso agilizará a comercialização e o abastecimento regular dos produtos e ofertará ao consumidor frutas e verduras de boa qualidade, diariamente, de acordo com o projeto da central.

O empreendimento conta com dois galpões com 1.800 m2 cada, que concentram 102 ambientes, divididos em 12 boxes com salas de 50 m² e 90 miniboxes com espaços de 10 m² denominado Galpão do Produtor. Os espaços serão dedicados a atacadistas e agricultores familiares, respectivamente. A disponibilidade dos espaços ocorrerá por meio de licitação a empresários, cooperativas e associações para os 12 boxes disponíveis inicialmente.

De acordo com informações da Seagro - Secretaria da Agricultura, a Ceasa foi inspirada no modelo da Ceasa de Goiânia (GO), por ser a proposta que mais se adequou ao perfil da produção tocantinense. O pleno funcionamento vai gerar 1,5 mil empregos diretos e movimentar mensalmente R$ 1,5 milhão. A Central vai gerar também empregos e receitas que vão surgir com a chegada de outros empreendimentos em suas proximidades, estima o governo do Estado.

Agricultura familiar

Os agricultores do cinturão verde de Palmas já estão se preparando para fornecer verduras, hortaliças, grãos e pequenos animais à Ceasa. Para garantir a qualidade e a regularidade da produção, o governo do Estado disponibilizou aos agricultores, no final do ano passado, maquinários, calcário e orientações técnicas para as associações de agricultores.

Oitocentas e cinquenta famílias foram atendidas em Palmas e entorno com cerca de 1,7 mil toneladas de calcário para a correção e gradagem do solo. A ação beneficiou as comunidades do São João II, Prata, Luzimangues, Vão do Lajeado, Buritirana, entre outras. A expectativa do Governo é de ampliar a produção anual de abacaxi para 35 mil quilos por hectare e a de melancia para 40 mil quilos por hectare, até 2011.

Comentários (0)