Médicos paralisam atendimento a planos de saúde nesta quinta; categoria reivindica melhorias

Os médicos que atendem pelos planos de saúde paralisam suas atividades nesta quinta-feira, 7. A paralisação é um protesto por melhorias nos honorários médicos e valorização. A mobilização deve acontecer em todo o Brasil. No Tocantins, 24% da populaçã...

Os médicos que atendem pelos planos de saúde no Estado paralisarão suas atividades nesta quinta-feira, 7. Todas as consultas e procedimentos a pacientes de operadoras de planos e seguros de saúde serão remarcados para outra data. Os casos de urgência e emergência serão atendidos, já os atendimentos particulares serão mantidos. No estado existem o total 1719 médicos ativos, o que corresponde a 32 % dos médicos que estão atendendo pelo Estado.

Segundo a presidente do Sindicato dos Médicos do Tocantins – SIMED, Janice Painkow, essa manifestação, que também é nacional, é um protesto da categoria por melhorias nos honorários médicos e valorização, dentre outras reivindicações. A presidente explica que os médicos estão descontentes com os planos de saúde. Além de desvalorização profissional, a categoria reclama na demora do repasse dos honorários das consultas. Para se ter uma ideia, Janice informou que os honorários das consultas pelo Plansaúde de 25 de novembro a 25 de dezembro de 2010 foram repassados somente em março deste ano. No Tocantins, 24% da população possui plano de saúde.

Em Palmas, os médicos participarão da mobilização nos principais espaços de atendimento em Palmas: Espaço Médico (8 horas), IOP (9 horas), Osvaldo Cruz (10 horas), Medical Center (14 horas) e Cardio Center (15 horas). A mobilização está sendo promovida pela Associação Médica do Tocantins (AMT), Conselho Regional de Medicina (CRM-TO) e Sindicato dos Médicos (SIMED-TO). (Com informações da Assessoria Simed-TO)

Comentários (0)