Palmas receberá nesta sexta-feira, 26, centenas de policiais militares e soldados do Corpo de Bombeiros de várias cidades do Tocantins para a carreata em apoio à PEC – Proposta de Emenda Constitucional nº 300, em análise na Câmara dos Deputados, em Brasília. O grupo vai se reunir no Posto Trevo, em Taquaralto, às 13h, e depois seguirá em direção à Praça dos Girassóis, pela T0-050, onde é aguardada a presença também dos deputados federais e senadores tocantinenses.
A carreata ocorrerá de forma simultânea em todas as capitais brasileiras, conforme combinado recentemente pela categoria, como forma de pressionar a apreciação e votação positiva da PEC 300. A Proposta foi votada no Plenário da Câmara dos Deputados, dia 2 de março, logo após a manifestação de policiais em Brasília, mas não foram votados os destaques.
Medo
São três os destaques, todos de autoria da base governista e que preocupam os militares e os deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares – Fremil. O medo das categorias é que os destaques inviabilizem a PEC 300.
Um deles exclui os valores nominais de R$3.500,00 e R$ 7.000,00 da PEC. O segundo tenta retirar a responsabilidade da União em complementar os salários através da criação de um fundo nacional, o que a torna inconstitucional por ferir a cláusula pétrea do pacto federativo. O terceiro tenta tirar o prazo de 180 dias para a lei entrar em vigor.
O deputado Federal Capitão Assunção (PSB – ES), mostra preocupação com o tema. “Vamos impedir que esses destaques sejam aprovados”, afirma.
Viagem
O próximo passo dos militares é a viagem a Brasília, marcada para o dia 5 de abril, com saída às 18h, da sede do Comando Geral da Polícia Militar. Mais uma vez as categorias pressionarão os parlamentares para a votação da Pec 300.
Comentários (0)