Ministra Gleisi Hoffmann visita Espaço Agrobrasil e conhece projetos sustentáveis, liderados pela CNA na Rio+20

Acompanhada da presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, conheceu os principais projetos da CNA voltados para a produção sustentável e recebeu da Senadora tocantinense um presente confeccionado em capim d...

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, visitou nesta terça-feira, 19, o spaço Agrobrasil, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, liderado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), onde a CNA e entidades parceiras do Agronegócio estão mostrando seus projetos e ações durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Acompanhada da presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, a ministra conheceu as principais iniciativas desenvolvidas pela Confederação voltadas para a atividade rural sustentável. Kátia aproveitou para entregar à ministra um presente feito com capim dourado. Na semana passada, a pedido da Senadora, a presidente Dilma Roussef decidira entregar a todos os chefes de Estado na Rio + 20 lembranças feitas com capim dourado

A ministra iniciou a visita pela maquete de uma fazenda modelo na questão ambiental, onde os visitantes têm a oportunidade de ver as principais técnicas de produção sustentável, que reduzem os prejuízos ao meio ambiente e aumentam a rentabilidade da propriedade rural. Entre as técnicas expostas na maquete, estão o silvicultura, voltadas para a produção de madeira. Gleisi Hoffmann também pôde ver um exemplo de preservação de Áreas de Preservação Permanente (APP) na beira dos rios.

Em seguida, ela conheceu o túnel sensorial, onde estão expostas técnicas de agricultura de baixo carbono, e o Projeto Biomas, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Lançado há dois anos, o projeto tem o objetivo de garantir a proteção e o uso sustentável dos seis biomas brasileiros, a partir do uso de espécies de árvores nativas e exóticas nas propriedades rurais. A ida ao Espaço Agrobrasil terminou com uma visita ao estande do Ministério da Integração Nacional.

Audiência Pública- O espaço AgroBrasil, liderado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no Píer Mauá, um dos locais oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável — Rio+20, sediará, nesta quarta-feira (20/6), audiência pública em conjunto das comissões de Agricultura e de Meio Ambiente do Senado, para debater sobre as Áreas de Proteção Permanente (APPs). Esse tema foi um dos mais discutidos durante o processo de reformulação do Código Florestal brasileiro. A audiência, que será presidida pelo senador Acir Gurgarcz (PDT-RO), iniciará às 11h, e contará com a presença da presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

“Não queremos ditar regras a outros países, mas temos autoridade para mostrar ao mundo a importância das matas ciliares e propor um debate conceitual”, afirmou Kátia Abreu. Para o senador Acir Gurgarcz, “o Brasil pode ser referência mundial na gestão ambiental, na implementação de políticas ambientais e na condução desse debate em escala internacional. Gurgarcz acredita que o fato de o Brasil sediar mais uma vez a Conferência das Nações Unidas coloca o país na condição de protagonista nessa discussão sobre a importância das APPs.

Comentários (0)