Em reunião realizada na Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte de Palmas, na manhã desta sexta-feira, 27, o superintendente de Trânsito e Transportes, Manoel Messias informou que a primeira reunião do ano com os representantes das três empresas de transporte de Palmas e agentes de trânsito da Capital, teve o objetivo de organizar o transporte coletivo. “O que nós queremos é aparar as arestas. Com os problemas quem sofre é a população”, afirmou.
De posse da matéria veiculada pelo Site Roberta Tum, na última quarta-feira, 18, que denunciou que 25 usuários foram da estação Javaé até Taquaruçu andando, Messias destacou que o poder público e as empresas de transporte devem estar afinados para que o trabalho seja realizado de forma correta. “Os problemas que acontecem no transporte são transtorno para todos, por isso devemos estar afinados”, destacou.
O proprietário da Miracema, José Antônio dos Santos, mais conhecido como Toninho da Miracema, informou que após ver a notícia pediu que sua equipe apurasse os fatos. Segundo Toninho, o motorista responsável pela linha adoeceu e a empresa teve que substituí-lo e o substituto se confundiu. “O motorista substituto fez a viagem ao contrário, às 23h40, quando ele deveria sair da estação Javaé, saiu de Taquaruçu”, informou Toninho.
Ainda segundo as informações do empresário, um coordenador da empresa que voltava de Taquaruçu não viu ninguém a caminho do Distrito. “20 pessoas juntas chamariam a atenção”, destacou.
Auto de infração
Segundo as informações do superintendente Messias, a secretaria, órgão regulador do trânsito, lavrou os autos de infração onde consta a advertência pela supressão e pelo atraso do veículo. De acordo com as informações, a empresa foi autuada e poderia ter sofrido uma multa que varia entre 30 e 40 UFIR – Unidade Fiscal de Referência. Hoje em Palmas, 1 UFIR equivale à R$2,23.
Conforme Toninho diante de multa, se a empresa diagnosticar que houve irresponsabilidade do empregado, o valor deve ser descontado dos proventos.
Reclamações
Segundo relatório apresentado pela Agencia de Trânsito, a ouvidoria recebeu um total de 56 reclamações ao longo do ano de 2011. Consta no relatório ainda, que a maioria dos casos de insatisfação se referem a motoristas imprudentes e que não param nos pontos de ônibus.
Treinamento
Sobre a situação, Manoel Messias informou que há um treinamento fornecido pela empresa em parceria com o município. “Cabe ao município fiscalizar o treinamento”, destacou. Ainda segundo as informações de Messias, a secretaria vai tomar providências no que diz respeito à formação qualificada dos motoristas. “Todo motorista vai ser cadastrado pela secretaria e passar por uma instrução antes de ser efetivado na empresa para que conheça o regulamento”, destacou.
Canais de reclamação
Na ocasião, o agente Sheldon Sá, ressaltou a importância do cidadão entrar em contato com a ouvidoria através do número 190. “Estamos a disposição para apurar as denúncias, o cidadão deve denunciar”, destacou Sá, que informou ainda que os agentes de trânsito estão a disposição da população das 6h às 23h30 e ressaltou que além do 190 a população pode entrar em contato pelo telefone 2111 4210 ou ainda pelo 0800 6464156.
Durante a reunião ficou acordado, entre a secretaria e a empresa, que será providenciado um adesivo contendo os telefones para contato com a empresa que será afixado nas estações.
Passageiros em Números
Segundo informações da assessoria da prefeitura, Palmas conta hoje com três empresas de transporte coletivo. A Palmas Transporte com seis veículos, a Viacap com 43 e a Miracema com 166 veículos.
Ainda segundo a assessoria, as três empresas transportam em média 60 mil passageiros por dia e no período de 1 a 26 de janeiro foram transportados 91.903 pessoas pela Palmas Transporte, 386.783 pela Viacap e 1.384.091 passageiros pela Expresso Miracema. (Fábio Côelho)
Comentários (0)