Missão cumpre etapa em Washington e prevê contrato para abril

...

Terminou com sucesso absoluto a série de reuniões empreendidas esta semana em Washington, DC, nos  Estados Unidos da América, pela missão tocantinense composta pelos secretários de Infra-estrutura, Brito Miranda, Recursos Hídricos, Anízio Pedreira e Fazenda, Dorival Roriz. “ As reuniões tiveram um bom resultado,  e nossa expectativa é de que até o dia 30 de abril o governador possa assinar o contrato com o Bird”, disse por telefone, na tarde desta sexta-feira, o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Anízio Pedreira. A missão teve um caráter técnico e serviu para avaliar os produtos que foram entregues ao banco, tais como  estudos de viabilidade econômica e programas de impacto ambiental . O empréstimo pretendido pelo governo do Tocantins, e já autorizado pela Cofiex – Comissão para Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento, é de U$ 300 milhões de dólares, dividos em duas etapas, de 5 anos cada, em que serão aplicados U$ 150 milhões.

O Prodoeste, Programa de Desenvolvimento do Sudoeste Tocantinense, consiste em perenizar os rios da região, com estruturas de menor porte e impacto, reservando água durante todo ano.

“Ficou marcada a entrega dos últimos produtos que estão faltando para o dia 15 de dezembro. Daí em diante a próxima etapa será a visita de uma missão do banco ao Brasil para análise, que deve acontecer por volta do dia 15 de janeiro”, explicou Anízio Pedreira. Em seguida à vinda da missão técnica do Bird ao Tocantins o próximo  passo é a assinatura do contrato que será feita pelo governador Marcelo Miranda, junto a executivos  do banco. (Roberta Tum)

Comentários (0)