Um lavrador que mora na cidade de Mateiros e preferiu não ser identificado informou ao Site Roberta Tum que o município está sem médico e conta com poucos enfermeiros. De acordo com o lavrador, foi realizado um concurso em 2009 e ainda há vagas, mas o prefeito Josimar Ferreira Almeida (PDT) não estaria chamando os aprovados.
Segundo as informações, o concurso é válido até o próximo dia 31 e o prefeito já teria afirmado que não será feita prorrogação." Ele disse que não vai prorrogar , não chama o pessoal e está efetuando contratações, sendo que esta é uma prática ilegal. Ele está desvalorizando os aprovados", destacou.
Conforme o lavrador, a situação é crítica e a saúde de toda população está ameaçada e uma vez que a comunidade está desprovida de assistência médica. Ainda de acordo com o que foi informado, os técnicos em enfermagem estariam receitando medicamentos aos doentes. “Não sei o que vai acontecer, não temos nenhuma segurança. Quando as pessoas adoecem são socorridas pelos técnicos de enfermagem. São eles que passam os remédios e isso não é da competência deles. A saúde do povo esta em risco” finalizou.
Perda de benefícios
Sobre a situação, o Site RT ouviu o prefeito Josimar Almeida que informou que, como medida de emergência, contratou uma enfermeira padrão por dois meses. Segundo o prefeito, a medida foi emergencial porque desde a realização do concurso já foram convocadas sete pessoas para ocupação do cargo de enfermeiro, mas ninguém permanece no local.
O prefeito ressaltou que já perdeu vários programas oferecidos pelo Ministério da Saúde já que por não ter uma pessoa responsável para fazer o controle dos programas é retirado o benefício do município. Ainda segundo o prefeito, ele buscar prorrogar a válidade do concurso e ressaltou que há duas vagas disponíveis para os cargos de enfermeiro.
Justificativas
Almeida explicou também que alguns enfermeiros convocados alegam que o salário é baixo, que o município é muito afastado e com poucos recursos para sobrevivência, e por isso não permanecem no emprego. Ainda de acordo com o prefeito, ele já recorreu ao Juizado para efetuar a contratação de uma enfermeira. “Procurei o juiz e informei que ia contratar uma enfermeira padrão. Estamos sem condições de atender os doentes, alguns enfermeiros foram embora e até hoje nunca deram explicação”, contou o prefeito.
Ao ser questionado sobre a ausência de médicos, o prefeito informou que as providências necessárias já foram tomadas e que aguarda a chegada de outro médico no município. "A questão é que todos os profissionais da saúde vão embora pelos mesmos motivos alegados pelos enfermeiros: baixo salário e município afastado", finalizou.
Comentários (0)