Morador reclama que empresa de fertilizantes não utiliza mão de obra de Arraias: Itafós garante mais de 2 mil contratações em 2012

Um morador de Arraias reclama que a empresa Itafós Fertilizantes apenas explora o município, não gera desenvolvimento para o estado e a que falta de emprego dos moradores locais na empresa é bastante sentida. Ronaldo Nunes gerente de Recursos Humanos...

Morador da cidade de Arraias denuncia descaso da empresa Itafós Fertilizantes, pois argumenta que o município está sendo explorado e não recebe benefício. Segundo informações do morador que preferiu não se identificar, a comunidade reclama que sofre com o descaso por parte da empresa e todo desenvolvimento vai para cidade vizinha, Campos Belos, no estado de Goiás.

Segundo as informações, a empresa está no local para exploração do fosfato e uma das principais reclamações do morador dizem respeitos as poucas contratações dos funcionários que moram no município, e ainda os que trabalham na empresa enfrentam dificuldades para chegar até o local, já que necessitam se locomover até outra cidade para daí pegar o ônibus rumo a empresa.

O gerente de Recursos Humanos da empresa, Ronaldo Nunes, contou ao Site Roberta Tum que a Itafós possui um centro de referência de recrutamento em Arraias e já está com investimentos para treinamento da mão de obra local e posteriormente a contratação. O gerente explicou ainda que a MBAC Fertilizantes comprou a Itafós e permaneceu com o quadro de funcionários anterior, de Campos Belos.

Nunes ressaltou ainda que o projeto de construção da empresa no município é dividido em algumas fases e que atualmente chegou ao fim o processo de terraplanagem. O gerente reconheceu também que o número de funcionários de Arraias ainda é pequeno, mas em parceria e com o incentivo do Governo do Estado e prefeitura da cidade os investimentos são muitos e devem beneficiar todo desenvolvimento no Tocantins.

“As 14 pessoas do município que estão trabalhando na empresa estão envolvidas na construção do pólo de Arraias. Esse número ainda é pequeno, mas estamos com investimentos para qualificação da mão de obra local no nosso centro de recrutamento e estamos oferecendo cursos e treinamentos aos moradores da cidade” explicou o gerente.

Empresa garante contratações

Em nota exclusiva ao Site RT, a MbAC Fertilizantes informou que serão contratadas 700 pessoas em 2012 e estas ficarão responsáveis pela construção das subestações, das bases de equipamentos e dos prédios administrativos e industriais. E ainda, contará com 1,5 mil profissionais que cuidarão dos maquinários, tanques, tubulações, instalações elétricas, serviços de automação, interligação, estrutura metálica, isolamento e pintura industrial.

A empresa demonstrou preocupação com a valorização e aproveitamento da mão de obra do município. A MbAC Fertilizantes, informou também que mantém um banco de dados com currículos dos profissionais de Arraias.

Confira a nota na íntegra:Projeto Arraias entra em fase de contratação de 2,2 mil pessoas

As obras do projeto Itafós Arraias SSP, em Arraias (TO), encontram-se em ritmo avançado. Os serviços de barragem de água e obras civis, feitos junto à empreiteira Quebec desde outubro de 2011, estão em fase de finalização e a terraplanagem teve sua conclusão em dezembro.

Para 2012, serão contratadas 700 pessoas responsáveis pela construção das subestações, das bases de equipamentos e dos prédios administrativos e industriais. Já a etapa de montagem e barragem de rejeitos, contará com 1,5 mil profissionais que cuidarão dos maquinários, tanques, tubulações, instalações elétricas, serviços de automação, interligação, estrutura metálica, isolamento e pintura industrial.

Para que haja aproveitamento de mão de obra regional, a MbAC Fertilizantes, em conjunto com as empresas contratadas para a realização dos serviços, mantém um banco de dados com currículos dos profissionais de Arraias e região para o empreendimento.

Desde fevereiro de 2011, também faz parte do leque de canais de comunicação da MbAC Fertilizantes com a comunidade, o Centro de Referência localizado na Praça Matriz de Arraias, onde a população pode tirar dúvidas ou relatar elogios e críticas, explica Magda Pomponet, coordenadora de Relacionamento com a Comunidade. “O Centro estreita os laços com as pessoas e as comunidades e facilita o acesso à mineradora, lá todos podem conhecer o projeto e a empresa”, comenta.

O Centro também funciona como referência para recrutamento e cadastro de candidatos a vagas na mineradora. “O Centro uniformiza as ações de recrutamento tanto para nossa empresa como para os empreiteiros, bem como facilita a seleção daqueles que vamos preparar junto ao SENAI e escolas técnicas”, explica Ana Paula Cunha, analista de Recursos Humanos. O Centro de Referência atende das 07h30 às 17h30 e por meio dos telefones 63 3653-1153 ou 63 3653-1621.

Ainda de olho no crescimento da região, a MbAC Fertilizantes possui cerca de 10 programas nas áreas de sustentabilidade, saúde, gestão e meio ambiente, como explica Gisele Soares, gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Comunidades (SSMAC). “Estamos implementando uma cultura de desenvolvimento sustentável que está diretamente ligada à preservação da qualidade de vida e evolução das comunidades onde temos presença. Investimos em projetos ligados ao meio ambiente e ao uso responsável dos recursos naturais, além de iniciativas voltadas à responsabilidade social”, finaliza.

O apoio à comunidade quilombola, à infraestrutura social, planos de ação de reassentamento, comunicação social, gestão sócio ambiental, qualificação de mão de obra e desenvolvimento de fornecedores locais também são o foco da mineradora, que procura, além de cumprir com a legislação e com os requisitos dos financiadores, ser reconhecida como uma empresa que pensa nos interesses sociais.

O projeto, que será voltado para a concentração e acidulação de superfosfato simples, representa um investimento de R$ 424 milhões, montante que poderá ser ampliado para R$ 800 milhões até 2015. O início da produção está previsto para o segundo semestre de 2012, logo após finalizar as obras de construção da mina de fosfato e do complexo industrial para a produção de fertilizantes.

Sobre a MA MbAC Fertilizantes foi criada para tornar-se uma importante produtora integrada de fertilizantes fosfatados e potássicos nos mercados brasileiros e latino-americanos. A companhia possui uma equipe experiente com sólida trajetória profissional nas áreas de operações para negócios de fertilizantes, gestão, marketing e finanças dentro do Brasil e no exterior. Em outubro de 2008, adquiriu a Itafós, a qual consiste em uma mina de fosfato, planta e uma unidade de britagem e sua respectiva estrutura, localizadas na região central do Brasil. O portfólio de exploração da MbAC inclui ainda projetos de fosfato e potássio, os quais também estão no Brasil. A empresa continua a buscar oportunidades na área de fertilizantes no Brasil e outros mercados da América Latina, onde a forte base agrícola e as oportunidades únicas podem possibilitar o crescimento no curto prazo. Mais informações podem ser obtidas no site www.mbacfert.com .

(Colaborou Thaise Marques)

Comentários (0)