Moradores de Luzimangues querem que Prefeitura de Porto destine parte dos impostos para o distrito: recurso seria de R$ 6 milhões

No último sábado, 28, durante reunião, moradores de Luzimangues debateram a possibilidade da Prefeitura de Porto Nacional destinar parte de seus impostos arrecadados para o distrito. Na proposta feita pelos moradores, parte do FPM e de outros imposto...

Em reunião ocorrida no último sábado, 28, moradores de Luzimangues debateram a possibilidade da Prefeitura de Porto Nacional destinar parte de seus impostos para o distrito. No cálculo feito pelos moradores, que propõem que  parte do FPM e de outros impostos sejam destinados ao distrito, com base no número de habitantes o valor destinado seria de R$ 6 milhões por ano. Outro assunto que também entrou em pauta foi incorporação de Luzimangues à Palmas, proposta  que consta em requerimento do deputado estadual Marcelo Lelis (PV).

Segundo informações repassada por Simey Araújo Sousa, membro da Associação de Luta pela Emancipação de Luzimangues (Ascomluz), a proposta sobre a possibilidade dos repasses será entregue por moradores a prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins (PDT), juntamente com um pedido para que ela faça ajustes e encaminhe a proposta à Câmara de Vereadores. “Vamos entregar pessoalmente o projeto a prefeita e pedir que ela encaminhe à Câmara para que os vereadores discutam e votem o projeto, pois o distrito precisa e muito se desenvolver”, declarou.

Ainda sobre o projeto que trata dos repasses, Sousa informou que a esperança é de que a prefeita se sensibilize com a situação e faça alguma coisa para mudar a realidade do distrito. “Estamos discutindo a proposta, vamos formalizar e depois entregar a prefeita, se ela não quiser dar seguimento, nós vamos continuar debatendo o assunto e repudiando tanto a administração presente quanto as do passado, pois até agora a prefeitura não cumpriu seu papel”, ressaltou.

Incorporação a Palmas

Já em relação a proposta do deputado estadual Marcelo Lelis, de incorporar o distrito de Luzimangues à Palmas, Sousa informou que  as opiniões dos moradores são divergentes. “Parte dos moradores é favorável por acreditar que isso ajudaria, já que existe uma proximidade com a Capital e tudo ficaria mais perto. Mas existem aqueles que sonham com a emancipação do distrito e que por isso são contrários a incorporação de Luzimangues à Palmas”, finalizou.

Requerimento de Lelis

O requerimento que solicita um levantamento dos limites territoriais de Palmas e que pede a incorporação de Luzimangues à Capital, de autoria do deputado Marcelo Lelis foi aprovado por unanimidade durante sessão realizada na última quarta-feira, 25.

O requerimento foi apresentado pelo parlamentar após estudo levantado acerca do Decreto Legislativo de 1989, onde denomina como área definitiva da capital do Estado, a margem direita e esquerda do Rio Tocantins, respectivamente conhecidas como “Mangues” e “Canela”.

Comentários (0)