Em Rio Sono, a comunidade vai realizar uma manifestação no próximo sábado, 21, em favor da retomada da construção da BR-010, rodovia que liga Brasília à Belém e que falta ser construída somente no Tocantins, nos trechos que passam por Rio Sono, Pedro Afonso, Santa Maria, Itacajá e outros municípios. A informação foi passada ao Site Roberta Tum pelo jornalista Elpidio Lopes.
Segundo Lopes, a obra está parada há quase cinco anos e a população sofre com os prejuízos causados. “Nos sentimos prejudicados, pois estamos sem acesso. Em alguns casos dependemos da balsa que é muito caro o serviço, muitas famílias já foram embora daqui por falta de investimentos, até o momento só nos deixam na espera” afirmou o jornalista.
Falta de recursos
De acordo com o professor e morador da cidade, Paulinelli Nunes, o superintende Amauri Sousa Lima, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT, informou que a retomada da construção da estrada ocorrerá apenas em 2013 por falta de recursos.
“Todos os anos o Governo por meio do DNIT afirma que vai retomar a obra, mas nada acontece. Fomos informados que a rodovia não será feita nesse ano devido não ter recurso no orçamento da União com essa finalidade. O superintendente disse que será possível a continuidade dos serviços em 2013”, informou.
Abaixo assinado
O professor explicou que será uma manifestação popular e a comunidade cobra respostas para solução do problema. Um abaixo assinado está sendo concluído com assinaturas dos moradores. “Já existem várias assinaturas coletadas em um abaixo assinado solicitando a obra. Depois vamos entregar ao superintendente. Vale lembrar que essa manifestação popular entre a ponte do Rio Perdido e o trevo da BR-010 que dar acesso a cidade de Rio Sono é para pedir a solução do problema”, explicou.
DNIT explica
O Site Roberta Tum entrou em contato com o superintendente do DNIT, Amauri Sousa ,que informou que a licitação das empresas responsáveis pela conservação dos trechos que vão de Aparecida do Rio Negro e Goiatins está sendo realizada. “Com relação aos trechos de Goiatins até Morro Grande já temos a empresa Cecem como a vencedorada licitação. Já com relação a Aparecida do Rio Negro até Rio Sono o processo de licitação ainda não foi finalizado, a previsão é que o resultado saia em junho deste ano”, finalizou. (Thaise Marques)
Comentários (0)