Moradores do município de Santa Rosa reclamam de problemas no fornecimento de energia elétrica. Os transtornos e os prejuízos são vários e vão desde a perda de alimentos até danos em eletrodomésticos, segundo informações da moradora Joabe Rabelo dos Santos.
De acordo com a moradora, a situação é crítica, pois falta energia quase todos os dias e os moradores chegam a ficar mais de três horas no escuro. Joabe ainda informou ao Site Roberta Tum que já recorreu diversas vezes a Companhia de Energia Elétrica do Tocantins- Celtins, mas em cada ligação os atendentes apresentam uma justificativa diferente e o problema nunca é solucionado.
Ainda segundo informações de Joabe, seu marido é diabético e dependente de insulina, e para manter a temperatura indicada do medicamento é preciso que ele permaneça na geladeira, mas com a falta de energia constante e por longo prazo já foi necessário descartar o remédio por diversas vezes.
“Aqui não é possível usar um tanquinho de lavar roupa, usar um ferro de passar ou ver uma novela. Pois é raro o dia que não falta energia. Meu esposo é diabético, dependente de insulina, guardo o medicamento na geladeira, as vezes falta energia a noite toda e sou obrigada a jogar fora no outro dia”, contou.
Prejuízos
A moradora explicou ainda que o aparelho de sua antena parabólica apresentou defeito após a falta de energia e ao ligar na Celtins e informar o ocorrido a atendente informou que seria necessário que Joabe se dirigisse até Palmas e solicitasse um técnico para avaliar o aparelho.
“O atendimento é horrível, os atendentes tratam com a maior falta de educação. Quando liguei para falar do defeito no aparelho da minha parabólica me mandaram ir até Palmas e trazer o técnico. Além do prejuízo nós não temos o mínimo do atendimento", declarou.
Reparos
Em nota enviada ao Site RT, a Celtins informou que desde novembro de 2011 foram feitos 13 desligamentos programados e estão previstos mais 6 desligamentos até o dia 16 de junho para manutenção das linhas de distribuição que atendem a região. Ainda segundo as informações, será efetuada a troca de isoladores e cabos em um trecho de 38.900 metros da linha de distribuição que vai de Silvanópolis até Santa Rosa do Tocantins. A obra está prevista para começar em agosto e totaliza num investimento de R$ 471 mil.
A Celtins orienta ainda como os cliente devem proceder no caso de danos aos aparelhos elétrodomésticos e o prazo para vistoria e ressarcimento dos mesmos.
Confira a nota na íntegra
A Celtins investe constantemente em melhorias no sistema elétrico do Estado do Tocantins. Para oferecer mais qualidade no fornecimento de energia elétrica de Santa Rosa do Tocantins, desde novembro de 2011 foram feitos 13 desligamentos programados e estão previstos mais 6 desligamentos até o dia 16 de junho para manutenção das linhas de distribuição que atendem a região. Além das manutenções, está sendo investido R$417 mil para a troca de isoladores e cabos em um trecho de 38.900 metros da linha de distribuição que vai de Silvanópolis até Santa Rosa do Tocantins, o que vai permitir a alimentação de Santa Rosa do Tocantins por Silvanópolis em qualquer horário em caso de interrupções. A obra está prevista para começar em agosto deste ano e vai melhorar o fornecimento de energia para Santa Rosa, povoados vizinhos e propriedades rurais.
Em relação a queima de equipamentos elétricos, a Celtins orienta os clientes a registrarem solicitação de ressarcimento de danos em uma das agências de atendimento, site ou pelo número 0800 721 3330.
Procedimentos para ressarcimento de danos em equipamentos elétricos
O pedido de ressarcimento por queima de equipamentos elétricos pode ser feito pelo site da Celtins, agências de atendimentos ou pelo número 0800 721 3330 por pessoa física (titular), jurídica ou seu representante legal. O prazo para o cliente registrar o pedido é de até 90 dias corridos, a contar da data provável da queima.
Quando o cliente registra o pedido de ressarcimento é informada data e horário aproximado da vistoria do equipamento danificado e instalações do imóvel dentro de até 10 dias úteis. Porém se o equipamento for usado para guardar alimentos perecíveis ou medicamentos, como geladeiras e freezers, a vistoria é feita em até 01 dia útil após a data do pedido. O cliente precisa esperar a vistoria da empresa, pois caso o equipamento não esteja no imóvel ou tenha sido enviado à assistência técnica quando a equipe da Celtins comparecer no local, o pedido do é considerado improcedente. Após a vistoria em campo, é entregue ao consumidor uma carta com orientações do que deve fazer.
Após entrega da documentação necessária pelo cliente e após análise técnica pela concessionária, é encaminhada carta de resposta ao cliente informando a procedência ou improcedência da reclamação em até 15 dias. Caso seja constatada responsabilidade da empresa, o ressarcimento é feito em 20 dias a contar do fim do prazo de resposta ao consumidor. O ressarcimento pode ser feito através da manutenção e reparos ou substituição do equipamento.
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