Moradores denunciam no MPE cancelamento de linha que vem de Araguaçu: ATR diz que empresa desistiu de oferecer serviços

Usuários de uma linha que faz o itinerário Araguaçu/ Palmas/ Araguaçu protocolaram denúncia no MPE solicitando que o órgão tome providências quanto ao cancelamento da linha feito pela ATR nesta terça, 31. De acordo com Cléssio Gomes, a população está...

A interrupção da linha que faz o itinerário Araguacu/Palmas/ Araguaçu suspensa pela Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos - ATR causou transtornos e prejuízos à população dos municípios de Araguaçu, Sandolândia, Dorilândia, e Formoso do Araguaia.

De acordo com informações do marceneiro Cléssio Gomes do Nascimento e da veterinária Etel Marques Siqueira, moradores de Formoso, ontem quando o microônibus chegou em Gurupi um fiscal da ATR comunicou que a autorização para circulação do veículo havia sido cancelada e por isso o motorista, após chegar a Capital, não poderia retornar a Araguaçu.

A linha pertence a empresa Grande Rio Transportes desde julho de 2011 e segundo as informações no mês de novembro que os usuários foram avisados que a linha seria suspensa. Segundo Gomes, diante da situação, os passageiros em conjunto com a Câmara de Sandolândia enviaram um oficio no último dia 26 a ATR pedindo a permanência da linha, sendo que a Agência garantiu que o itinerário não seria retirado.

Outro itinerário

A veterinária Etel, explicou ao Site Roberta Tum que existe outra empresa que faz o transporte, mas que só vai até Gurupi e o horário é desproporcional as necessidades da maioria dos usuários. Ainda segundo Etel, essa outra empresa não volta para o município no mesmo dia, assim os moradores só retornam para suas casas no dia seguinte.

”Tem outra empresa, mas o horário dela é muito cedo. Trabalho em Cariri, vou chegar e ficar duas horas esperando. E também para voltar não é possível no mesmo dia. Isso é uma falta de respeito”, destacou a veterinária.

Gomes ressaltou que muitas pessoas fazem tratamento de saúde em Palmas e sem uma linha direta os portadores de necessidades especiais e idosos são os maiores prejudicados, uma vez que necessitarão pegar outro ônibus de Gurupi a Palmas.

O marceneiro informou que além de muitas pessoas trabalharem em municípios próximos, alguns professores usam o transporte para lecionar em cidades vizinhas e alunos que também precisam se locomover ficarão sem estudar. “Estamos vivendo um retrocesso, perdemos o direito de ir e vir. Estamos pagando para usar o transporte” ressaltou Gomes.

Denúncia no MP

Diante da situação, os usuários, de posse de um abaixo assinado com 600 assinaturas de diversos moradores, protocolaram denúncia no Ministério Público solicitando providências para solucionar o problema da linha.

Gomes considerou a situação caótica e instável e pediu que as medidas sejam tomadas em caráter de urgência para que a sociedade não continue sendo prejudicada. “Precisamos que isso se resolva. Não tem condição continuar assim. Não temos outra condição de transporte. Todo mundo está desassistido”, declarou.

Empresa desconhece motivos

A equipe do Site RT ouviu a Grande Rio Transportes e Turismos, responsável pela linha, que informou não saber os motivos da suspensão feita pela ATR. De acordo com as informações, toda a documentação exigida está correta e o microônibus está em perfeita condição de uso.

ATR explica

Em nota enviada ao Site RT, a ATR informou que a linha foi cancelada após a Agência aceitar o pedido de desistência da empresa Grande Rio, que operava o trajeto em caráter experimental desde julho de 2011. A Agência destacou que a população não está desassistida porque a empresa de transporte convencional faz diariamente com embarque e desembarque, o itinerário Araguaçu/Gurupi. Ainda segundo as informações, diante da solicitação da comunidade da região, a ATR vai realizar estudo técnico de viabilidade para analisar a necessidade de ampliação dos serviços ofertados.

Confira a nota na íntegra

• A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – ATR esclarece que o itinerário Araguaçu/Palmas via Sandolândia, Formoso do Araguaia e Gurupi, foi suspenso após a Agência aceitar o pedido de desistência da empresa Grande Rio, que operava o trajeto em caráter experimental desde Julho de 2011.

• Informamos que a população não está desassistida porque outra empresa de Transporte Convencional, ônibus, faz diariamente, com embarque e desembarque, o itinerário Araguaçu/Gurupi, via Sandolândia, Dorilândia, Formoso do Araguaia e Cariri. Ainda, aos usuários de Transporte Público Rodoviário da região é disponibilizado diariamente mais de 30 horários de embarque e desembarque no itinerário Gurupi/Palmas/Gurupi.

• No entanto, diante da solicitação da comunidade da região, a ATR está realizando estudo técnico de viabilidade para analisar a necessidade de ampliação dos serviços ofertados, visando proporcionar mais opções e comodidade aos usuários do Transporte Intermunicipal, em especial com destino a Palmas. (Colaborou Thaise Marques)

Comentários (0)