Moradores protestam na internet e cobram explicações sobre cancelamento de linha que vinha de Araguaçu

Moradores do interior estão protestando contra a interrupção da linha que fazia o itinerário Araguaçu/Palmas/Araguaçu. Segundo o vereador Manoel de Carvalho (PMDB), com vídeos postados na internet contendo reclamações de moradores, a população deseja...

Os moradores dos municípios de Araguaçu, Sandolândia, Dorilândia, e Formoso do Araguaia continuam fazendo manifestações para que a linha que fazia o itinerário Araguaçu/ Palmas/ Araguaçu retorne as suas atividades. Com vídeos postados na internet, os moradores desejam chamar atenção da população para o problema. Nos vídeos, o vereador Manoel Rodrigues de Carvalho (PMDB), representantes religiosos, fazendeiros e funcionários públicos gravaram depoimentos informando sobre a situação vivida pela população da cidade.

Segundo os passageiros não há outra opção de transporte coletivo que atenda a comunidade de maneira satisfatória e por conta da situação pessoas que precisam fazer tratamento de saúde na Capital, por exemplo, não estão podendo se locomover, uma vez que os horários não atendem as necessidades das pessoas que precisam ir e voltar no mesmo dia.

Vereador apóia o movimento

O vereador Manoel de Carvalho que apóia o movimento, contou ao Site Roberta Tum que a exposição nas mídias sociais foi mais uma maneira de tentar chamar a atenção dos órgãos responsáveis para que sejam tomadas providências urgentes. Carvalho explicou que o cancelamento da linha causou transtornos e prejuízos à população dos municípios. "Estamos mobilizados e esse é mais uma atitude de descaso e abandono com os usuários. O cancelamento só trouxe prejuízos e estamos desasistidos de transporte coletivo", ressaltou.

O vereador explicou, ainda,  que já procurou a empresa Javaé, responsável pelo itinerário até Gurupi diversas vezes, mas que a mesma não tem interesse de mudar os horários e ainda não faz o itinerário até Palmas. Segundo o vereador, as pessoas que foram as ruas de Sandolândia e fizeram protestos alegaram que a linha possibilita maior comodidade e rapidez no transporte.

Prefeito vai recorrer

O prefeito de Sandolândia, Alberto Leme de Andrade (PSB), informou a equipe do Site RT que as cidades atendidas pelo itinerário foram afetadas em todos os aspectos e que já consultou os advogados da prefeitura para saber o que é possível fazer em defesa dos interesses públicos e a viabilidade de abrir um processo para recorrer da decisão da ATR.

Andrade afirmou que ainda não participou de nenhuma manifestação por falta de oportunidade, mas ressaltou que também já tentou buscar soluções com a empresa Javaé e não obteve sucesso em nenhuma das tentativas. “A sociedade está mobilizada e eu apoio a decisão. Vamos tentar recorrer para benefício dos que precisam. Buscamos acordo com a empresa, mas não é do interesse dela” , informou o prefeito.

Araguaçu e Formoso do Araguaia

Os usuários de Araguaçu e Formoso do Araguaia protocolaram na manhã desta quarta, 8, um documento no Fórum de Justiça de Formoso cobrando explicações da empresa Grande Rio que fazia a linha e da ATR sobre o que motivou a  interrupção do transporte.

O marceneiro Cléssio Gomes do Nascimento enfatizou que quando recorreu a Agência, a mesma garantiu que o itinerário não seria retirado até que novos horários fossem estudados. “Isso foi só mais uma promessa que não foi cumprida. A ATR garantiu que a linha não seria retirada e disse que estudaria os horários. A população está prejudicada”, destacou.

Entenda

Usuários de uma linha que faz o itinerário Araguaçu/ Palmas/ Araguaçu protocolaram denúncia no MPE na quarta-feira,1, solicitando que o órgão tome providências quanto ao cancelamento da linha, feito pela ATR no dia 31 de janeiro. De acordo com as informações de Cléssio Gomes, a população está desassistida e precisa da linha, já que o ônibus que também faria o itinerário só vai até Gurupi e não volta no mesmo dia. Ao Site RT, a empresa responsável informou que desconhece o porquê da suspensão da linha. Em nota, a ATR informou a empresa foi que desistiu de oferecer os serviços. (Thaise Marques)

Comentários (0)