Morre José Ribamar e TCE decreta luto oficial de três dias por conselheiro e ex-presidente

O Tribunal de Contas do Estado decretou luto oficial de três dias pelo falecimento neste sábado, em Goiânia, do conselheiro aposentado e ex-presidente do tribunal, José Ribamar Meneses. O velório e sepultamento acontece em Goiânia....

O ex-presidente do TCE, conselheiro aposentado, José Ribamar Meneses faleceu neste sábado, 12 em Goiânia, onde o corpo será velado e enterrado.O TCE decretou luto oficial por três dias, e distribuiu nota de pesar à imprensa na tarde deste sábado.José Ribamar Menenes, morreu aos 86 anos, na manhã deste sábado, 12, em Goiânia, vítima de um câncer. O velório acontece na capital goiana, no cemitério Jardim das Palmeiras, onde o corpo será enterrado às 16h30.

O conselheiro José Ribamar Meneses fez parte da primeira composição de colegiados do TCE, em 1989. Foi o terceiro presidente da Corte de Contas tocantinense, cargo que deixou em 16 de janeiro de 1995 com sua aposentadoria compulsória aos 70 anos de idade.

Para o conselheiro presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, “a atuação de José Ribamar Meneses foi um exemplo para os membros e servidores do Tribunal de Contas. Recebi a notícia de sua morte com muita tristeza, é uma grande perda para todos nós. Ele permanecerá em nossas lembranças como homem inteligente, honrado e sério no zelo pelo bem público”.

Homenagem

Em sessão solene realizada em fevereiro de 2007, o TCE agraciou o conselheiro José Ribamar Meneses com a “Medalha do Mérito Funcional”, homenageado pelo esforço em consolidar a missão institucional do Tribunal de Contas. Também teve o reconhecimento pela grande contribuição à sociedade emprestando o nome à biblioteca do Tribunal.

Biografia

Natural de São Raimundo Nonato, Piauí, José Ribamar Meneses é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná.

Concluiu pós-graduação em Austin, Estado do Texas, Estados Unidos, no curso “Aorro Préstamo para Executivos de Alto Nível”. Atuou como empresário do ramo de construção civil por mais de 30 anos e foi Secretário de Obras do Governo de Goiás por duas gestões.Tomou posse como Conselheiro do TCE/TO em 13 de janeiro de 1989 e foi eleito Presidente na sessão plenária do dia 19 de dezembro de 1994. Em 15 de janeiro do ano seguinte, porém, seguindo o que determina a legislação, aposentou-se compulsoriamente por ter atingido a idade limite de 70 anos. (Com informações da assessoria do TCE)

Nota de Pesar

É com profundo pesar que o Tribunal de Contas do Tocantins lamenta o falecimento do ex-presidente desta Corte de Contas, conselheiro José Ribamar Meneses, ocorrido na manhã deste sábado, 12 de março, em Goiânia.

Os conselheiros, procuradores, auditores e servidores, assim, prestam condolências aos amigos e familiares enlutados, bem como à filha Maria Luíza Pereira Meneses, auditora do TCE/TO.

No exercício do cumprimento da missão institucional do Tribunal de Contas, José Ribamar Meneses, que compôs a primeira formação de colegiado, nos deixou um exemplo de integridade, dedicação e trabalho.

A atuação ilustre motivou homenagens como a “Medalha do Mérito Funcional”, que o conselheiro aposentado merecidamente foi agraciado em 2007. Em outra demonstração do Tribunal de Contas em reconhecimento à sua colaboração com a sociedade e por ter sido um apaixonado pelas obras literárias, a biblioteca do TCE foi batizada com o nome “Conselheiro José Ribamar Meneses”.

Conselheiro Severiano Costandrade

Presidente do Tribunal de Contas do Tocantins

Comentários (0)