Movimento pela aprovação do Código termina com abraço ao Congresso: milhares de produtores participam

Milhares de produtores de todo o Brasil marcaram presença na Esplanada dos Ministérios em Brasília nesta terça-feira, 05 numa ampla mobilização pela aprovação do Código Florestal. A manifestação foi aberta com uma missa, e seguida da formação de um p...

Um ato simbólico de abraço ao Congresso Nacional marcou a última manifestação pública dos produtores rurais em Brasília nesta terça-feira, 5. Uma comissão de representantes de federações da agricultura e da CNA levou o pedido de que o Código Florestal tenha o relatório votado ao presidente da Casa, deputado Marcos Maia(PT). Segundo os cálculos de público feito pela CNA, mais de 24 mil produtores estiveram em Brasília nesta terça. "Nós já devíamos ter vindo antes", disse o presidente da Federação dos Agricultores do Rio Grande do Sul,Carlos Sperotto,ao usar a palavra. A manifestação marcou o dia em Brasília.(21h07)

O deputado federal Ronaldo Caiado(DEM) acaba de concluir discurso inflamado em defesa da aprovação do Código Florestal. Fazendo referência à frase pintada nas camisetas de alguns manifestantes -  "A mão que planta é a mesma que preserva o meio ambiente" - o parlamentar goiano comparou os que lutam contra o código a uma larva, o "mandruvá". Para Caiado, "eles são verdinhos, mas só comem o verde, e não produzem nada, dormem o tempo inteiro".(11h24)

A senadora Kátia Abreu concedeu coletiva à imprensa no final da missa em ação de graças que abriu a manifestação dos produtores rurais na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Ela defende a aprovação do relatório do deputado federal Aldo Rabelo(PC do B), mesmo não considerando que seja um texto ideal para os produtores. "O Aldo avançou muito. Não podemos dizer que é o ideal, mas já atende a classe produtora. O que não podemos é ter a redução da área de produção de alimentos no Brasil", argumentou (11h16)

Missa marca abertura

A senadora Kátia Abreu aproveitou os trechos da oração para marcar o clamor da categoria: "Senhor, guiai nossos legisladores para que não lhes falte sabedoria", disse ela num dos trechos. "Inspire nossos legisladores a estabelecer rígida proteção das nossas florestas, e ao mesmo tempo, o reconhecimento das áreas produtivas. Onde haja paixão, que prevaleça a razão", disse ela acompanhada ao final pela praça lotada. (Atualizada às 10h37)

O gramado da Esplanada dos Ministérios se tornou palco para uma missa em ação de graças, na abertura da mobilização promovida pela CNA e federações da agricultura de todo o País nesta manhã de terça-feira em Brasília. O objetivo da manifestação é dar visibilidade à necessidade da categoria de ter aprovado o projeto do Código Florestal, relatado pelo deputado federal Aldo Rabelo (PC do B).

A senadora Kátia Abreu participou da liturgia fazendo a parte final das orações em que acrescentou os pedidos da classe produtora. Com o discurso que prega desmatamento zero e manutenção das áreas produtivas como estão, a senadora defendeu a aprovação do relatório de Rebelo.

(Maiores informações em instantes)

Comentários (0)