Mutirão da Cidadania registra mais de 2 mil atendimentos em Filadélfia

A secretaria de Cidadania e Justiça divulgou o balanço do Mutirão da Cidadania realizado em Filadélfia nesta sexta, 19. A pasta coordenou vários atendimentos como emissão de documentos.O principal objetivo é erradicar o sub-registro....

Recorde em solicitações, a fotografia 3x4 realizou 1.176 atendimentos; a xerox contabilizou 551 atendimentos; a equipe da Carteira de Identidade atendeu 180 solicitações; o CPF registrou 139 atendimentos; 120 atendimentos no Registro Civil – 102 segundas vias da Certidão de Nascimento, nove 2as vias da Certidão de Casamento, duas 2as vias da Certidão de Óbito e uma averbação em documento civil; 90 Carteiras de Trabalho foram expedidas e 19 Carteiras de Reservista foram emitidas. É a 9ª edição do Mutirão da Cidadania para a Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento no Tocantins.

A ação, que segue até às 16h desta sexta-feira, 19, na Escola Estadual Adeuvaldo de Oliveira Moraes, está oferecendo à população de Filadélfia, Babaçulândia, aos assentamentos Retiro, Recreio, Tabuleiro e Brejão, e ainda à comunidade quilombola Grotão, os serviços de emissão de toda a documentação civil básica, em especial a certidão de nascimento.

”Tenho 14 anos e sou deficiente. Tenho um desvio grave na coluna, sinto muitas dores, por isso não pude vir sozinho para tirar a segunda via da minha carteira de identidade que está com o dia do meu nascimento errado. Eu e minha mãe achávamos que os serviços eram pagos, mas quando chegamos tivemos a surpresa, é tudo gratuito”. O depoimento é de Léo Pedro Ribeiro da Silva, um dos inúmeros adolescentes que procuraram os serviços do Mutirão da Cidadania.

As ações são administradas pelo Comitê Gestor Estadual para a Erradicação do Sub-Registro, em parcerias do governo federal, através da Secretaria Especial de Direitos Humanos; e governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça.

Comentários (0)