Mutirão da Dengue chega a Taquaruçu

...

Depois de receber a ação do carro fumacê para o combate do mosquito Aedes Aegypt, na fase adulta, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, através da Unidade de Saúde da Família (USF) e de agentes de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além da comunidade, promove um grande mutirão de  limpeza e combate à dengue, na próxima sexta-feira, 13, às 8h, em Taquaruçu.

A concentração de populares e agentes para início dos trabalhos será na sede da USF. A comunidade já está sendo  mobilizada através de carros de som que estão circulando no setor, enfatizando a necessidade de participação e de colaboração da sociedade para que receba os técnicos e voluntários do mutirão. "É de fundamental importância a participação dos segmentos organizados da sociedade na prevenção e combate à dengue. Essa integração comunidade e poder público vem, a cada temporada, unindo forças através desses mutirões" , avalia o Secretário Municipal de Saúde, Samuel Bonilha. Ações e conscientização Serão realizados trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de possíveis criadouros de larvas e do mosquito  Aedes Aegypti, além de distribuição de material educativo e orientação dos moradores quanto à importância de  se manter um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos.

O objetivo da Semus é realizar inspeções domiciliares em todos os imóveis de Taquaruçu. Nas casas que estiverem fechadas, será deixado um comunicado, para que o morador faça o agendamento para a vistoria posterior.

As ações são intensificadas como uma medida preventiva, devido ao período chuvoso, propício ao aparecimento  do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença.  Retrato  Levantamentos de técnicos do CCZ revelam que, em Taquaruçu, o Índice de Infestação Predial (IIP) é de 0.46%; a  maioria dos focos positivos de dengue se encontra nas residências, classificados como tipo D2, focos fixos (calhas, caixas d'água, lixo). O IIP tolerado pelo Ministério da Saúde é de 1%. Em Palmas, no mês de janeiro foram notificados 270 casos de dengue, 75% a menos que no mesmo período de 2008, quando ocorreram 1045 notificações da doença. (Marimar Aiala)

Comentários (0)